Auditores fiscais de Belém realizam primeiro encontro municipal

• Atualizado há 9 anos ago

21/09/15

1° ENCONTRO DE AUDITORES FISCAIS
Na mesa solene de abertura do I Encontro representantes de entidades nacionais e estaduais ligadas à carreira tributária e fiscal, além do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e do presidente da CMB, Orlando Reis.

Com o tema “Administração Tributária como instrumento de cidadania”, auditores fiscais da capital e demais municípios paraenses, além de várias entidades nacionais e estaduais ligadas à carreira tributária e fiscal participaram na Câmara Municipal de Belém, nesta sexta-feira,18, de um encontro para discutir o fortalecimento das administrações tributárias e permitir a troca de experiências entre os profissionais.

O I Encontro de Auditores Fiscais dos Municípios do Estado do Pará reuniu auditores de mais de 20 municípios e foi organizado pela Associação de Auditores Fiscais de Belém (Afisb), com apoio da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e da Câmara Municipal.

Participaram na mesa solene de abertura do evento, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; o presidente da CMB, Orlando Reis; a presidente da Afisb, Ana Lydia Azevedo; o coordenador da Área Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, José Barroso Tostes; o presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais – Fenanfim, Carlos Cardoso Filho; o representante do Fórum Fisco Estadual, Sérgio Pinto; a presidente da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal, Ana Célia Azevedo; e a presidente da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho, Deise Mácula.

1° ENCONTRO DE AUDITORES FISCAIS
O prefeito Zenaldo Coutinho falou importância do trabalho dos auditores para o fisco municipal, ainda mais em um cenário de crise.

O prefeito Zenaldo Coutinho destacou que o Encontro vem se juntar a um momento delicado do cenário nacional. “Neste contexto em que se busca alternativas para superar a crise econômica, este evento traz reflexões importantes de como uma administração tributária municipal bem estruturada pode ajudar na superação de problemas com justiça social e fiscal”, afirmou o prefeito.

Na abertura do evento, a auditora fiscal da Sefin e presidente da Afisb, Ana Lydia Azevedo, falou do desafio de representar os auditores de todo o estado e mostrar a importância do fisco para a sociedade. “Nós somos parceiros da administração municipal e temos o papel de contribuir para a efetivação da justiça social e diminuição das desigualdades sociais”, defendeu a auditora.

O primeiro palestrante, o presidente da Fenanfim, Carlos Cardoso Filho apresentou o tema “A Lei Orgânica da Administração Tributária como instrumento de cidadania”. Segundo ele, Belém está dando exemplo para o país com elaboração da sua Lei Orgânica Tributária (Loat). “Um fisco municipal independente e que funcione bem, interessa e beneficia a todos. E essa organização está muito bem colocada na Loat de Belém, que será vanguarda para o Brasil por trazer elementos que hoje já são discutidos e que falam de reforma tributária”, salientou o presidente.

A proposta da Loat do fisco municipal de Belém foi elaborada pelos auditores fiscais do município e já passou pela análise do prefeito que a encaminhou à CMB.

 O evento contou ainda com a palestra “A Administração Tributária e sua importância para a garantia de políticas publicas em benefício da sociedade”, proferida por José Barroso Tostes. Houve ainda o lançamento do Fórum Estadual dos Auditores Fiscais de Tributos do Estado do Pará, que pretende ampliar e aprofundar as discussões lançadas nesse I Encontro.

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Oswaldo Forte/Comus

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content