Carnês de IPTU chegam às residências dos contribuintes

• Atualizado há 9 anos ago
Correios faz entrega de carnês do IPTU 2015 até o dia 9
Correios faz entrega de carnês do IPTU 2015 até o dia 9

A Prefeitura de Belém calcula que os contribuintes recebam em casa, até a próxima terça-feira (9), os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A entrega dos 226 mil carnês do imposto lançados pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) começou esta semana via Correios.

Quem preferir aguardar a chegada do carnê terá tempo hábil para aproveitar o desconto de 15% oferecido no pagamento em cota única, que vence no dia 10 de fevereiro. Juntamente com o imposto, são cobradas a Taxa de Urbanização – TU, a Taxa de Resíduos Sólidos – TRS e a Contribuição do Serviço de Iluminação Pública – Cosip.

O contribuinte também pode pagar em cota única no dia 10 de março com desconto de 10%.  Quem optar pelo pagamento parcelado não terá desconto. O vencimento da primeira parcela é no dia 10 de fevereiro

Ao quitar o IPTU/2015 dentro do exercício, o contribuinte ainda garante o desconto de 25% (para imóvel residencial) ou de 30% (no caso de imóvel não residencial, desde que não possua débitos) no valor do imposto do próximo ano.

O diretor do Departamento de Tributos Imobiliários da Sefin, Sandro Sagica,  orienta quem não receber o carnê em domicílio. “Desde o dia 20 de janeiro, o IPTU está disponível pela internet para evitar que o cidadão tenha que se dirigir à Sefin e enfrentar filas. Quem não receber deve emitir a 2ª via pelo site da Secretaria ou em uma unidade de atendimento”, alerta o diretor.

De acordo com o gerente da Central de Distribuição Domiciliar (CDD) do Correios no Centro, Onias da Costa, foi montada uma força tarefa para dar conta das entregas “Nossa equipe de carteiros está empenhada e em ritmo acelerado, desde a triagem até a distribuição, para entregar antes do prazo final da cota única”, ressalta Onias.

Cerca de 160 mil imóveis não recebem carnê por estarem enquadrados na faixa de isenção cujo valor venal é inferior a R$ 40.226,43.

Internet – Para emitir o boleto de pagamento do IPTU pela internet, o contribuinte deve:

1) acessar o item Emissão de 2ª via nos serviços online neste site;

2) digitar a inscrição imobiliária (número de 24 dígitos informado no canto superior direito do carnê do ano passado ou anterior;

3) escolher uma das formas de pagamento e

4) emitir o boleto.

 

Serviço:

Locais para pagamento do IPTU: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários; Centros Lotéricos; Itaú; Banco da Amazônia; Banpará; Bradesco e Santander.

Unidades de atendimento da Sefin

Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte

End.: Praça das Mercês, nº 23. Tv. Frutuoso Guimarães com R. Gaspar Viana.

Funcionamento: 8h30 às 16h

Posto de Mosqueiro

End.: Praça da Matriz (ao lado do Banpará)

Funcionamento: 8h às 14h (terça a sexta) e 8h às 13h (sábado)

Posto de Icoaraci

End.: R. Manoel Barata, 900.

Funcionamento: 9h às 16.

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content