Comunicados de isenção do IPTU começam a ser entregues

• Atualizado há 9 anos ago

25/06/15

PAG3_MAT1_TASSIA BARROS
O comunicado informa que está isento, do pagamento do IPTU e das Taxas Agregadas (Resíduos Sólidos e Urbanização), quem possui um imóvel com valor venal avaliado em até R$ 40.226,43, desde que nele resida e não seja alugado, nem comercial.

Os proprietários de imóveis isentos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) começam a receber, nos próximos dias, uma carta da Prefeitura de Belém comunicando o benefício fiscal.

De acordo com o cadastro da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), este ano, são cerca de 160 mil beneficiados. A isenção contempla o valor do IPTU e das Taxas Agregadas (Resíduos Sólidos e Urbanização) cobradas juntamente com o imposto.

Para ser isento, o imóvel precisa apresentar valor venal igual ou inferior a R$ 40.226,43, além de ser o único de posse do proprietário,  servir de residência dele e não ser alugado, nem comercial.

A secretária municipal de Finanças, Teresa Cativo, explica que o beneficio é automático. “Esse tipo de isenção não precisa ser solicitado pelo contribuinte, sendo concedido de forma automática a partir do momento que se enquadra em todos os requisitos no cadastro imobiliário”, destaca a secretária.

Os demais tipos de isenções devem ser requeridos, via processo, na Central de Atendimento da Sefin, mediante apresentação de documentação que varia de acordo com cada caso. As isenções tributárias estão previstas na Lei nº 7.933/98.

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Tassia Barros/Comus

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content