Contribuintes contam com nova plataforma mais intuitiva e dinâmica

O site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) está completamente repaginado. Com serviços, canais de dúvidas e informações mais acessíveis para os contribuintes, a nova plataforma busca ser mais intuitiva e dinâmica.

“O site da Sefin havia sofrido muitas alterações nos últimos anos e precisava de um trabalho de padronização e organização de informações, para facilitar o acesso do contribuinte. Então, esse foi o nosso principal objetivo ao fazer a reformulação”, destacou o diretor geral da Sefin, Mauro Gaia.

Em um só lugar – Por isso, o trabalho desenvolvido em cooperação com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) começou pelo levantamento e hierarquização de informações. O que resultou em uma nova área de serviços on-line, onde todos os serviços relacionados a um tributo estão em um só lugar.

Para John Maciel, morador do bairro da Cremação, a mudança permite que os contribuintes tenham maior facilidade para encontrar o que precisam. “Todos os serviços já estão na tela inicial. Isso nos traz mais praticidade, deixando o site mais interativo e com maior clareza de informações”, pontuou o advogado.

A partir de agora, o contribuinte também encontra os principais serviços da Sefin em uma área de acesso rápido, no topo do site. Informações importantes sobre os tributos municipais, que precisam ser destacadas, estão em um banner horizontal de abertura, na página inicial.

No menu do site – Constam informações sobre a instituição, incluindo telefones, endereços e horário de funcionamento das unidades de atendimento do órgão; informações sobre instâncias de julgamento e serviços on-line. Há ainda uma área de notícias e o fale conosco, onde constam telefones e e-mails dos departamentos da Sefin.

O corretor de imóveis, Adriano Leonardo, acessa o site com frequência e para ele a reformulação deixou a plataforma mais simples e organizada. “Inclusive, isso diminui a procura por atendimento nas unidades da Sefin, porque muitas pessoas iam lá fazer perguntas sobre usar os serviços no site. Então, essa mudança é positiva para o usuário e para a Secretaria”, concluiu.

Servidor mais seguro -Além da reorganização de informações e adequação visual, toda a estrutura do site foi repassada para um novo equipamento servidor de aplicações para internet. “É um servidor mais seguro, moderno e com maior capacidade de processamento e armazenamento, o que vai melhorar a performance/velocidade de acesso à informação”, destacou o gerente de projetos da Cinbesa, Mariano Siqueira, que foi um dos responsáveis pela reformulação do site.

A Secretaria Municipal de Finanças destaca que o site vai continuar sendo aprimorado. Para conferir a nova plataforma da Sefin, acesse: sefin.belem.pa.gov.br.