Prefeitura realiza o Recadastramento Imobiliário de Belém

• Atualizado há 9 anos ago

SEFIN-Panfleto-recadastro-novo-01

O Recadastramento Imobiliário é uma ação da Prefeitura de Belém Belém que vai atualizar informações cadastrais de 120 mil imóveis e seus proprietários, em vários bairros da cidade. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).  Esta é a última etapa da atualização da base cartográfica do município, iniciada em julho com a captura de imagens aéreas da cidade, técnica conhecida como levantamento aerofotogramétrico. O mapeamento por foto aérea identificou uma série de alterações em terrenos, construções, infraestrutura, divisões territoriais, equipamentos urbanos, malha viária, elementos naturais e outros, que  não constavam no cadastro imobiliário da administração municipal.

Qual a necessidade de realizar o Recadastramento Imobiliário?

O cadastro imobiliário não era atualizado há 16 anos, portanto, a administração municipal precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos.  Assim, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários em áreas como transporte, defesa civil, obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, rede viária, saúde e educação. As informações também serão utilizadas para fins de regularização fundiária.

Quais benefícios o recadastramento traz para a população?

– Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastradas com informações atuais e no nome do verdadeiro proprietário.

 – Planejamento urbano: a administração municipal poderá melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários na cidade, além de utilizar as informações para fins de regularização fundiária.

– Modernização: a ação integra o projeto “Belém 400 anos” e faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária que está em andamento para modernizar procedimentos e serviços prestados pela Sefin. Para isso, é necessário um cadastro atualizado, que, também, vai abastecer o novo e moderno Sistema da Administração Tributária, que está em desenvolvimento.

Como é feito o Recadastramento? Agentes credenciados da Aerocarta – empresa contratada para executar os serviços – estão visitando as residências para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários. Eles também fazem o registro fotográfico das fachadas dos imóveis.

recadastramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como reconheço os agentes cadastradores? 

Os profissionais estão identificados com crachás e padronizados por um colete azul com a logomarca da Prefeitura de Belém e da empresa Aerocarta. No crachá, além de nome completo e número de RG, constam a assinatura idêntica ao do documento de identidade e os números telefônicos de contato para tirar dúvidas sobre o recadastramento imobiliário.

 Os cadastradores da Prefeitura vão de casa em casa para atulizar dados do imóvel e do dono.

Quais bairros passarão pelo Recadastramento?

Até agosto/2015, o recadastramento passou pelos bairros do Coqueiro, Bengui, Marco, Maracangalha, Pedreira, Parque Verde, Tapanã, Tenoné e Umarizal. Este mês, a ação avança para o distrito de Outeiro e ainda passará por Águas Lindas e Mosqueiro.

Veja o cronograma do recadastramento por bairro:

Bairro

Previsão

Início

Final

 Coqueiro

Set./2014

Nov./2014

 Marco

Set./2014

Dez./2014

Tenoné

 Nov./2014

             Jan./2015
Pedreira               Jan./2015

Abr./2015

Parque Verde

Jan./2015

Abr./2015

Umarizal

Abr./2015

Dez./2015

Parque Guajará

Abr./2015

Jun./2015

Maracangalha

Jun./2015

Ago./2015

Benguí

Ago./2015

Out./2015

Porque o Recadastramento é realizado pela Aerocarta? 

A empresa Aerocarta S.A. Engenharia de Aerolevantamentos, com sede em São Paulo, foi vencedora do processo licitatório nº 10/2013, para prestação de serviços especializados em engenharia cartográfica em Belém. Com 27 anos atuando no ramo e oriunda de um grupo com 40 anos de tradição, a Aerocarta é uma das maiores do segmento no Brasil. A empresa está com uma filial instalada em Belém para cuidar de todas as etapas da atualização da base cartográfica da cidade.

 

Os telefones para tirar qualquer dúvida sobre o recadastramento são:

Aerocarta: 3038-5076/5077

 

 

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content