Prefeitura amplia serviço de agendamento eletrônico para contribuintes de Belém

O serviço de agendamento eletrônico, em que a população pode escolher o melhor dia e horário para ser atendido na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), foi ampliado para a unidade do Pátio Belém, localizado no bairro Batista Campos. Além disso, o agendamento, que antes só tratava de demandas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), agora também atende contribuintes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – Pessoa Física (ISS-PF) e Pessoa Jurídica (ISS-PJ) e da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL).

A comerciante do bairro da Marambaia, Kátia Guedes, soube do serviço quando chegou ao shopping para tratar de um débito e já planeja fazer um agendamento eletrônico. “Eu pretendo verificar como estão os meus pagamentos e, se tiver alguma coisa divergente, vou procurar a Sefin, mas por meio do horário agendado”, comentou a contribuinte.

“Eu sempre procuro a Sefin para tratar do ISS dos meus clientes, antes precisava esperar para ser atendido, agora é só escolher o dia e a hora que quero vir, isso facilita muito”, disse o assessor jurídico de empresas, Jonas Silva.

A ampliação já estava prevista no cronograma de lançamento do agendamento eletrônico, que busca diminuir as filas em todas as unidades de atendimento da Sefin e dar uma melhor acolhida para o contribuinte.

Até o momento, cerca de 700 agendamentos foram realizados nas três unidades.  “Esperamos atender o maior número de contribuintes, sabendo que com o atendimento agendado ninguém vai perder tempo em fila de espera. É uma ferramenta para fazer uma Sefin mais humanizada para todos”, destacou a coordenadora da Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, Regina Braga.

A coordenadora faz ainda um alerta: “os atendimentos presenciais por livre demanda não sofrem nenhuma alteração, seguem sendo realizados normalmente em paralelo ao atendimento por agendamento”.

Os atendimentos por agendamento ocorrem na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na Praça das Mercês, de segunda a sexta-feira, de 8h40 às 13h40; na Unidade do Pátio Belém, também de segunda a  sexta, mas de 11h às 16h; e na Unidade do Parque Shopping às terças e quintas-feiras, de 9h às 14h40.

Para agendar um atendimento sobre IPTU, ISS-PF, ISS-PJ ou TLPL, acesse o site da sefin/agendamento. O procedimento pode ser realizado pelo computador ou pelo celular a qualquer momento.