Prefeitura de Belém investe em tecnologia para melhorar o atendimento aos contribuintes

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), se prepara para lançar um novo serviço online, o Agendamento Eletrônico. Com ele, contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão agendar o melhor dia e horário para serem atendidos na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, localizada na Praça das Mercês, no bairro da Campina.

Para dar início ao serviço, a equipe de atendentes da Sefin passou por um treinamento nesta quarta-feira, 6. Na ocasião, conduzida por uma equipe técnica da Secretaria de Finanças e da Cinbesa, todos receberam informações gerais sobre o Agendamento Eletrônico e sobre a importância que ele terá na rotina de trabalho da Secretaria de Finanças.

“O Agendamento Eletrônico, que foi de iniciativa da Sefin e está sendo desenvolvido pela Cinbesa, faz parte de um planejamento que visa melhor atender o cidadão. Nesse sentido, os servidores precisam ser instruídos de que terão horários para atender as pessoas de forma específica, de acordo com seus agendamentos”, explica secretária de Finanças de Belém, Káritas Rodrigues.

Treinamento – O assessor do Núcleo Setorial de Planejamento (Nusp) da Sefin, Flávio Carvalho, que conduziu o treinamento, conta que este momento foi pensado para alinhar os fluxos internos de trabalho.

“Foram repassadas as informações de como iremos fazer esse acolhimento na recepção, como será o atendimento presencial propriamente dito e até a finalização dele, garantindo, inclusive, que o contribuinte avalie a ferramenta online, a sua operacionalização e o serviço prestado”, detalha.

Para a atendente Ruth Corrêa, o treinamento foi suficiente para conhecer os procedimentos de atendimento e como funcionará na prática, para alcançar o êxito do serviço.

Ela conta também que a mudança é positiva, já que “com o agendamento poderemos saber que tipo de atendimento será para cada contribuinte, fazendo com que o atendimento tenha mais eficiência na resolução dos problemas levantados pelo contribuinte”.

De acordo com a diretora de sistemas de informação da Cinbesa, Ivana Aleixo, o novo serviço, de fato, traz maior facilidade na prestação do serviço.

“Para a Sefin, o sistema de agendamento possibilitará a previsão de quem será atendido e qual assunto será tratado, representando mais organização, pois permitirá saber quantas pessoas serão atendidas em determinado dia e em qual horário”, pontua.

Premissa – Uma das premissas do Agendamento Eletrônico é que o cidadão possa avaliar a sua experiência, informando, por meio de formulário eletrônico, se foi devidamente atendido, se o processo foi simples ou se houve demora. Dessa forma, os relatórios das avaliações permitirão à administração pública perceber quais serviços precisam ser aprimorados.

“Proporcionará uma análise crítica sobre os atendimentos prestados, permitindo clareza sobre as demandas e dificuldades da população, e propiciando o aprimoramento dos seus serviços”, explica o gerente executivo de Projetos da Cinbesa, Mariano Siqueira, que também esteve no treinamento e levou aos servidores informações de funcionamento da interface.

Belém Inteligente – A ferramenta integra o projeto Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, lançado em junho de 2022. A política da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) para o desenvolvimento social a partir de inovações tecnológicas, como o Plano de Transformação Digital, realizado pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Visa modernizar digitalmente os serviços oferecidos pelas secretarias e órgãos da PMB, possibilitando mais celeridade e agilidade a usuários.

A partir da experiência-piloto idealizada pela Sefin, a expectativa é de que o Agendamento Eletrônico se estenda a outros órgãos e entidades da PMB, para a realização de quaisquer serviços que envolvam o atendimento ao público.

Serviço

O Agendamento Eletrônico será lançado no site da Sefin na próxima segunda-feira, 11. Os atendimentos agendados serão realizados às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h.

Texto: Juliana Brito
Colaboração: Lucas Damasceno