Prefeitura realiza o recadastramento imobiliário de Belém

16/10/14 – 12h

recadastramentoPara atualizar o cadastro dos imóveis e conhecer melhor cada detalhe da cidade, a Prefeitura começou a realizar o recadastramento imobiliário de Belém, defasado há 16 anos. A ação integra o projeto “Belém 400 anos” e consiste da segunda etapa da atualização da base cartográfica do município, iniciada em julho com a captura de imagens aéreas georeferenciadas (aerofotogrametria).

O mapeamento por foto aérea identificou novas construções, expansões em ruas, bairros, residências e outras alterações que não estavam inseridas no cadastro imobiliário da administração municipal.

Segundo a secretária municipal de Finanças, Teresa Cativo, o objetivo da Prefeitura é conhecer a real situação do município. “Essas informações atualizadas auxiliarão no planejamento urbano de melhorias na infraestrutura da nossa cidade e na qualidade de vida da população”, afirma. O trabalho é gerenciado pela Sefin em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Os cadastradores da Prefeitura vão de casa em casa para atulizar dados do imóvel e do dono. Agentes credenciados visitam as residências de Belém para levantar dados sobre os imóveis e os proprietários, incluindo registro fográfico. Assim, as propriedades passarão a ser cadastradas com informações atuais e no nome do verdadeiro dono.

Os profissionais estão identificados com crachás e padronizados por um colete azul com a logomarca da Prefeitura e da empresa Aerocarta, contratada para executar os serviços. No crachá, além de nome completo e número de RG, constam ainda a assinatura idêntica ao do documento de identidade e os números telefônicos de contato para tirar dúvidas sobre o recadastramento imobiliário. Os telefones são 3073-5251 (Sefin) e 3038-5076/5077 (Aerocarta).

A titular da Sefin destaca a importância da colaboração da população. “Para concluir esse trabalho, precisamos que os moradores recebam os agentes e forneçam os dados necessários. Além de atualizar nosso banco de dados, as informações também serão utilizadas para fins de regularização fundiária e detectar as necessidades em torno de cada imóvel”, explica Teresa Cativo.

Licitação – A empresa Aerocarta S.A. Engenharia de Aerolevantamentos, com sede em São Paulo, foi vencedora do processo licitatório nº 10/2013, para prestação de serviços especializados em engenharia cartográfica em Belém. Com 27 anos atuando no ramo e oriunda de um grupo com 40 anos de tradição, a Aerocarta é uma das maiores do segmento no Brasil. A empresa está com uma filial instalada em Belém para cuidar de todas as etapas da atualização da base cartográfica da cidade. A etapa de recadastramento imobiliário está prevista para durar cerca de 18 meses.