Primeira etapa do desenvolvimento do novo sistema tributário de Belém é concluída

• Atualizado há 9 anos ago

 

Apresentaçao Novo SIAT

A consultoria contratada pela Prefeitura de Belém para desenvolver o novo Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT) apresentou a primeira etapa do trabalho que consistiu nos diagnósticos dos problemas detectados no atual sistema e das soluções necessárias para modernizar a ferramenta. A apresentação ocorreu na última sexta-feira, 23, na sede da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

O novo Sistema começou a ser desenvolvido, em novembro, com a instalação, na sede administrativa da Sefin, de uma equipe de 15 consultores da ProSolution. A empresa, contratada após processo licitatório, é especializada em consultoria e desenvolvimento de sistemas e já implantou projetos similares em órgãos estaduais e municipais de todo o Brasil, como a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa).

De acordo com o consultor Anderson Garcia, após a análise de todo fluxo do processo tributário, desde a lavratura do auto de infração até despacho final, foi possível apresentar o diagnóstico. “Nós realizamos entrevistas com os servidores dos setores envolvidos no processo administrativo tributário para conhecer o funcionamento do sistema, procedimentos e rotinas atuais, a fim de identificar formas de melhorar esse fluxo”, afirmou o profissional da ProSolution.

Dentre as soluções apontadas pela primeira etapa do trabalho, estão a revisão e modernização do Código Tributário de Belém, tramitação eletrônica do processo tributário, implementação da cobrança amigável e consulta de auto de infração via internet.

Segundo a coordenadora do Programa de Modernização da Administração Tributária na Sefin, Rute Tostes, a secretaria avaliará os resultados dessa primeira etapa de desenvolvimento do Sistema. “Algumas das soluções apontadas pela consultoria já podem ser adiantadas e colocadas em prática, como ações para agilizar o processo tributário e facilitar o pagamento de autos de infração”, enfatizou a coordenadora.

O novo SIAT é mais uma medida da Administração Tributária que visa modernizar e integrar procedimentos e serviços tributários para melhor atender os contribuintes e combater a sonegação fiscal.

A implantação do Sistema está prevista para acontecer em dois anos, prazo estimado para o desenvolvimento total da nova ferramenta.

Texto: Ascom/Sefin

Foto: João Gomes-Comus

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content