Secretaria de Finanças promove roda de conversa sobre o Agosto Lilás

Este mês é dedicado à campanha Agosto Lilás, que busca combater a violência contra a mulher. E em apoio à causa a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em cooperação com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), promoveu nesta sexta-feira, 20, uma roda de conversa sobre o tema.

O evento, voltado aos servidores do órgão, tem o intuito de transformar o ambiente laboral em um lugar seguro para as mulheres.

A secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues, destaca que a ação, desenvolvida com o apoio da Guarda Municipal de Belém, faz parte do projeto Sefin Mulher. “Nós queremos transformar a Sefin em um espaço de acolhimento para as mulheres, com atividades periódicas que irão abordar a violência contra a mulher, o comportamento feminino, a educação, sempre pensando na possibilidade de multiplicar a informação acerca da qualidade de vida das mulheres”, pontuou.

O projeto conta com a colaboração da Combel, desenvolveu um programa envolvendo todos os órgãos da prefeitura para transformar os espaços laborais em locais saudáveis para as mulheres, livres de assédio sexual e moral e do machismo.

“A Sefin nos chamou para a construção do Sefin Mulher em parceria. Colocamos em prática esse sonho que a gente já tinha, de ver esses espaços em todos os órgãos da prefeitura”, afirma a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém, Lívia Noronha.

Diálogo contra o machismo e o assédio

A ação contou com a participação de quase 40 servidores fazendários, entre mulheres e homens. Entre o público presente estava a agente de serviços gerais, Elzineth Kelly.

Ela conta que já sofreu um tipo de violência por ser mulher e afirma que esse espaço de diálogo é muito útil. “A palavra da mulher, quando ela está só, não vale muito. Juntas, a nossa palavra ganha mais força. Uma dando a mão para a outra, a gente se sente mais segura. Com essa roda de conversa eu senti mais vontade de ajudar outras mulheres”, enfatizou.

A assistente administrativa, Ileide Araújo, conta que já sofreu importunação sexual e diz que é importante apoiar as mulheres vítimas de violência.

“A gente tem várias diretoras mulheres e a gente precisa se apoiar”. Ela diz ainda, que “é ótimo que a Sefin venha a abrir esse espaço de apoio dentro da Secretaria de Finanças para as mulheres”.

Durante o evento, a Sefin aderiu à ação “S.O.S Manas”, que transforma estabelecimentos comerciais em pontos de denúncia de violência contra a mulher e será lançada pela Combel na próxima semana.

Com isso, a Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC) também será um dos pontos de denúncia de violência contra a mulher.