Eventos e shows devem ser cadastrados na Sefin

• Atualizado há 9 anos ago

03/11/14 – 13h

Os serviços de diversão, lazer e entretenimento realizados em Belém devem ser cadastrados junto à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), conforme está previsto no Código Tributário do Município e no Decreto Municipal nº 61.727. Apesar vigente desde 2009, a legislação é pouco obedecida.

Para facilitar o cadastro, a Secretaria disponibilizou dentre seus serviços online o formulário de Cadastro de Evento e Apuração da Receita Estimada (CEAR). Os promotores de eventos, principalmente, os shows artísticos, devem  realizar o cadastro, no prazo de 15 dias anteriores ao evento. Após baixar, preencher e imprimir o formulário do CEAR pelo site, o responsável  deve protocolar o documento na Central Fiscal de Atendimento da Sefin – localizada na Praça das Mercês, nº 23 -, para que seja apurado o imposto devido e o autorizada a realização.

A Divisão de Fiscalização do órgão fará o levantamento mensal dos eventos de lazer e shows que ocorrem na cidade e os produtores serão notificados da necessidade de recolhimento do ISS. De acordo com a chefa da Divisão, Lia Nacif, o ISS a ser recolhido é de 5% em cima do valor estimado de 70% da capacidade de lotação da casa de show, com base em informações do Corpo de Bombeiros. “O recolhimento deve ser feito em 72 horas anteriores ao dia do show e apresentado na casa de show 48h antes, também. Sem isso, os locais não podem autorizar a realização. Caso contrário, eles mesmos arcarão com a obrigação tributária”, explica.

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Arquivo/Comus

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content