Sefin disponibiliza serviço de autenticação do ITBI pela internet

• Atualizado há 9 anos ago

20/11/14 -13h30

Vista aérea_ Belém_Foto de Oswwaldo Forte_ Comus

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) disponibilizou entre os serviços on line no site do órgão a consulta da autenticidade de guias do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e do pagamento do tributo. A medida é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e os cartórios de registro de imóveis da capital para assegurar o maior controle do recolhimento do ITBI.

 Agora, o contribuinte só necessita ir à secretaria para declarar o imposto e emitir o boleto de pagamento. Não é mais preciso se dirigir à Sefin para dar entrada no pedido de atesto, que permitia o acesso à guia reconhecida pela direção do setor responsável a ser apresentada no cartório. Esse processo levava em torno de quatro dias.

 Com o acesso ao serviço virtual, desenvolvido pela Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), os cartórios passaram a conferir todas as informações contidas nos documentos de arrecadação do ITBI, evitando a falsificação e a evasão de receitas. “Depois de pagar a guia, o contribuinte apresenta o comprovante ao cartório que confirmará a validade do documento, se o valor declarado está de acordo com a guia e se o valor entrou nos cofres públicos”, esclarece o diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Sandro Sagica.

 De acordo com o diretor, essa medida descentraliza os serviços relacionados a ITBI e contribui para a celeridade do registro de imóveis. “O serviço on line facilita a vida do contribuinte que ganha tempo e comodidade, possibilita o maior controle da arrecadação do imposto pela administração municipal e contribui para o processo de registro de móveis pelos cartórios”, avalia Sandro.

 Imposto – O ITBI é um imposto municipal que incide sobre a compra ou venda de imóveis. Quem adquire um imóvel deve declarar a ocorrência de transação junto a Sefin para obter o cálculo do ITBI e a guia de recolhimento para efetuar o pagamento do imposto. Esse serviço é feito presencialmente na Central de Atendimento da secretaria, localizada na Praça das Mercês.

 O percentual do imposto é de 2% sobre o valor dos bens ou direitos transmitidos; ou 1% para as transações nos casos de financiamentos pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou da utilização do FGTS. A alíquota utilizada é fixada por lei e a base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos à época da operação.

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Oswaldo Forte/Comus

 

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content