Sefin libera guia de pagamento do IPTU 2015 pela internet

iptu-2015-620x324Os contribuintes de Belém que já quiserem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano podem emitir a guia de pagamento pelo site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura adianta a liberação do imposto pela internet para facilitar a vida do cidadão e evitar que ele se dirija ao órgão e enfrente filas.

O envio da 1ª via dos carnês, para as residências por meio dos Correios, começará no dia 30 de janeiro. O contribuinte que não receber o carnê deve emitir a 2ª via pelo site ou em uma unidade de atendimento da Secretaria.

A Sefin tem, atualmente, 392.433 imóveis cadastrados como contribuintes do IPTU. Desse total, 226.170 são tributados e 166.263 são isentos por terem valor venal inferior a R$ 40.226,43. Juntamente com o imposto, são cobradas a Taxa de Urbanização – TU, a Taxa de Resíduos Sólidos – TRS e a Contribuição do Serviço de Iluminação Pública – Cosip.

O IPTU/2015 poderá ser pago em cota única com desconto de 15% ou em 10 parcelas, sem desconto. Tanto a cota única, como a primeira parcela vencem no dia 10 de fevereiro. O contribuinte ainda tem uma segunda chance de pagar em cota única, no dia 10 de março, com desconto de 10%.
Quem quitar o IPTU/2015 neste ano receberá automaticamente o desconto de 25% (para imóvel residencial) ou de 30% (no caso de imóvel não residencial, desde que não possua débitos) no valor do imposto do próximo ano. O contribuinte que pagou o IPTU/2014 dentro do exercício ganhará o mesmo desconto este ano.

Para emitir o boleto de pagamento do imposto pela internet, o contribuinte deve:
1) Acessar o item Emissão de 2ª via nos Serviços Online deste site;
2) Digitar a inscrição imobiliária – número de 24 dígitos informado no canto superior direito do carnê do ano passado ou anterior;
3) Escolher uma das formas de pagamento e 4) imprimir o boleto.

Serviço:
Locais para pagamento do IPTU: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e seus correspondentes bancários; Centros Lotéricos; Itaú; Banco da Amazônia; Banpará; Bradesco e Santander.

Unidades de atendimento da Sefin
Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte
End.: Praça das Mercês, nº 23. Tv. Frutuoso Guimarães com Rua Gaspar Viana.
Funcionamento: 8h30 às 16h

Posto de Mosqueiro
End.: Praça da Matriz (ao lado do Banpará)
Funcionamento: 8h às 14h (terça a sexta) e 8h às 13h (sábado)