Maior capacidade de atendimento e modernização das instalações são algumas das mudanças implementadas na nova Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que começou a funcionar nesta segunda-feira,7, em novo endereço.O prédio da Av. Presidente Vargas foi desativado.
O contribuinte Diego Santos Ribeiro, profissional autônomo, procurou o atendimento da Sefin, no recém inaugurado local de funcionamento, na Praça das Mercês, centro comercial de Belém. Para ele, houve uma significativa melhora no espaço e no atendimento. “Além da beleza e do conforto, eu notei uma melhora no atendimento. Eu vim solicitar um desmembramento de IPTU e levei cinco minutos pra ser atendido”, avaliou o contribuinte.
Já o aposentado José Reis da Silva Neto, que buscou a Central para solicitar uma certidão de cadastro do IPTU, destacou a valorização do patrimônio histórico com a reforma do casarão. “Muito boa a iniciativa da Prefeitura de reformar um prédio histórico, conservando um pedaço da nossa história, e ainda colocar a serviço da população”, afirmou.
Na nova unidade é possível realizar diversos serviços relacionados aos tributos municipais (IPTU, ISS, ITBI e TLPL), como consultas de cadastro, negociação de dívidas, emissão de guias de pagamento, além da solicitação de isenções, prescrições e remissões. A estimativa é que aumente em torno de 30% a capacidade de atendimento. A Central costumava receber, em média, 1.400 contribuintes por mês.
Para o coordenador da Central de Atendimento, Fábio Larêdo, a mudança representa a preocupação em atender melhor o contribuinte. “Este novo posto visa oferecer não apenas instalações modernas e confortáveis, mas também ampliar o número de atendentes e a qualidade no atendimento, por isso, os servidores estão passando por qualificação profissional”, explicou.
Outra novidade do espaço é reunir os serviços da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica e o plantão fiscal de auditores, que funcionavam na sede da Sefin. “Além de todos os serviços que estavam disponíveis antes, centralizamos outros serviços, evitando o deslocamento do contribuinte por diferentes endereços”, destacou Fábio Larêdo.
A servidora Ana Batista, que trabalha há 26 anos na Sefin e atua no atendimento da Central, acredita que as novas instalações vão influenciar positivamente nos serviços prestados. “Essa mudança vai ser boa tanto para o funcionário quanto para o contribuinte, pois um ambiente melhor estruturado e equipado, sem dúvidas, reflete em nosso trabalho”, defendeu.
Serviço Endereço: Praça das Mercês, nº 23. Tv. Frutuoso Guimarães, entre R. Santo Antônio e R. Gaspar Viana. Campina. Horário de atendimento: 8:30h às 16h