Servidores do fisco municipal passam por capacitação

• Atualizado há 10 anos ago
Com a realização dos cursos sobre legislação e gestão tributária, a Sefin cumpre uma agenda de capacitação prevista no PMAT.
Com a realização de cursos sobre legislação e gestão tributária, a Sefin cumpre uma agenda de capacitação prevista no PMAT – Programa de ModernizaçãoTributária.

Como parte das ações do Programa de Modernização da Administração Tributária de Belém (PMAT), cerca de 160 servidores dos diversos setores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) participaram, entre os dias 20 e 23, de cursos sobre legislação e gestão tributária com o renomado professor e consultor tributário, Roberto Tauil.

A capacitação, realizada no auditório do Ministério da Fazenda, é uma parceria com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf/Pará) e somou uma carga horária de 32 horas.

 

Capacitação com Roberto Tauil
O renomado consultor tributário, Roberto Tauil, falou sobre gestão e legislação tributária nos cursos.

Segundo o consultor Roberto Tauil, esta foi uma oportunidade de trocar experiências. “Esses cursos trazem uma reflexão sobre o que pode ser melhorado na administração tributária local. Eu quis mostrar como muitas coisas podem ser aperfeiçoadas com relação aos tributos, a legislação e aos sistemas de controle”, explicou.

Para a chefe da Divisão de Cobrança Amigável da Sefin, Linadyr Reis, o conteúdo do curso foi bastante aproveitado pelos participantes. “O professor Roberto nos esclareceu muitas coisas, mostrando várias experiências que estão ocorrendo nos fiscos municipais de todo o Brasil. Sem dúvida, esse foi um momento uno para nós, servidores”, enfatizou.

A diretora de Departamento de Tributos Mobiliários, Nádia Quaresma, também avaliou positivamente a capacitação. “O conteúdo é muito abrangente e nos trouxe muitas informações novas, principalmente, por ter abordado os tributos, que foi o assunto que mais levantou dúvidas e questionamentos dos servidores”, afirmou.

Os cursos fazem parte de uma agenda de capacitação que a Sefin promoverá aos servidores fazendários até o fim do ano. Para este semestre ainda estão programados outras qualificações sobre variados temas, como planejamento estratégico, atendimento ao público, cidadania fiscal e Simples Nacional.

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: João Gomes – NID Comus

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content