Servidores municipais de Belém têm aula sobre educação financeira na prática

• Atualizado há 2 anos ago

A programação em alusão ao Dia do Servidor Fazendário, comemorado em setembro, já começou. Na tarde desta sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) deu início às atividades comemorativas com a palestra Educação Financeira na Prática, voltada aos servidores do órgão.  

“A maioria dos servidores é endividada, lida com consignado, cartão de crédito. Então, é um tema sempre válido”, disse a auxiliar administrativo Nazaré Pantoja, que participou da atividade. 

Palestras – O encontro, que contou com a participação de 40 servidores, foi conduzido pela equipe do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com nove anos de existência, o grupo realizou, no mês de agosto, 10 palestras sobre o tema, em Belém.  

“Se o servidor demonstra interesse sobre o tema, nós temos que aproveitar, porque esse é um tema que mexe com a vida de todo mundo, desde criança até idoso, e é uma oportunidade dos servidores reavaliarem a sua situação financeira”, explica o coordenador do Gefam, Alexandre Damasceno.  

Cenário econômico – Ao longo da palestra, os servidores receberam informações sobre o cenário econômico atual, sobre os cuidados que devem ser tomados ao fazer negociações bancárias prolongadas, empréstimos e, principalmente, o que fazer para conseguir ter saúde financeira.  

“É primordial que as pessoas possam observar como elas estão consumindo e qual o comportamento que elas têm de consumo. Assim, é possível adequar a receita que se tem, de acordo com o padrão de consumo, fazendo as adequações necessárias”, aconselha a integrante do Gefam, Cleonilda Damasceno. 

Relevância – A auditora fiscal Sandra Silva, que também participou da programação, conta que as finanças são muito importantes na vida de uma pessoa, daí a relevância da palestra. “Espero que todos que participaram tenham tirado o mesmo proveito que eu tirei, porque é um aprendizado que serve para a vida toda”, destacou. 

A secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues, explica que o evento atende a meta de humanizar o trabalho realizado no órgão, inclusive, a relação com os servidores. “Nós temos muitos servidores com empréstimos e consignados. Isso nos levou a refletir sobre a possibilidade de incluir a palestra na programação alusiva ao Dia do Servidor Fazendário, para que eles pudessem alcançar algum benefício a partir do que seria apresentado”, conta.

A Sefin planeja outras ações alusivas ao Dia do Servidor Fazendário, celebrado no dia 17 de setembro. Entre elas, estão novas palestras, capacitações, além da eleição do servidor fazendário do ano.

Veja também

FIQUE ATENTO AO RECOLHIMENTO ISS-PJ FEVEREIRO 2024

Considerando problemas técnicos que algumas empresas enfrentaram para converter Recibo Provisório de Serviços (RPS) em notas fiscais na competência 02/2024, as mesmas deverão encaminhar os valores referentes ao Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) PRÓPRIO e  RETIDO NA FONTE de maneira individualizada,   para a emissão das guias de recolhimento.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content