Auditores fiscais de Belém realizam primeiro encontro municipal

• Atualizado há 9 anos ago

21/09/15

1° ENCONTRO DE AUDITORES FISCAIS
Na mesa solene de abertura do I Encontro representantes de entidades nacionais e estaduais ligadas à carreira tributária e fiscal, além do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e do presidente da CMB, Orlando Reis.

Com o tema “Administração Tributária como instrumento de cidadania”, auditores fiscais da capital e demais municípios paraenses, além de várias entidades nacionais e estaduais ligadas à carreira tributária e fiscal participaram na Câmara Municipal de Belém, nesta sexta-feira,18, de um encontro para discutir o fortalecimento das administrações tributárias e permitir a troca de experiências entre os profissionais.

O I Encontro de Auditores Fiscais dos Municípios do Estado do Pará reuniu auditores de mais de 20 municípios e foi organizado pela Associação de Auditores Fiscais de Belém (Afisb), com apoio da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e da Câmara Municipal.

Participaram na mesa solene de abertura do evento, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; o presidente da CMB, Orlando Reis; a presidente da Afisb, Ana Lydia Azevedo; o coordenador da Área Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, José Barroso Tostes; o presidente da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais – Fenanfim, Carlos Cardoso Filho; o representante do Fórum Fisco Estadual, Sérgio Pinto; a presidente da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais da Receita Federal, Ana Célia Azevedo; e a presidente da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho, Deise Mácula.

1° ENCONTRO DE AUDITORES FISCAIS
O prefeito Zenaldo Coutinho falou importância do trabalho dos auditores para o fisco municipal, ainda mais em um cenário de crise.

O prefeito Zenaldo Coutinho destacou que o Encontro vem se juntar a um momento delicado do cenário nacional. “Neste contexto em que se busca alternativas para superar a crise econômica, este evento traz reflexões importantes de como uma administração tributária municipal bem estruturada pode ajudar na superação de problemas com justiça social e fiscal”, afirmou o prefeito.

Na abertura do evento, a auditora fiscal da Sefin e presidente da Afisb, Ana Lydia Azevedo, falou do desafio de representar os auditores de todo o estado e mostrar a importância do fisco para a sociedade. “Nós somos parceiros da administração municipal e temos o papel de contribuir para a efetivação da justiça social e diminuição das desigualdades sociais”, defendeu a auditora.

O primeiro palestrante, o presidente da Fenanfim, Carlos Cardoso Filho apresentou o tema “A Lei Orgânica da Administração Tributária como instrumento de cidadania”. Segundo ele, Belém está dando exemplo para o país com elaboração da sua Lei Orgânica Tributária (Loat). “Um fisco municipal independente e que funcione bem, interessa e beneficia a todos. E essa organização está muito bem colocada na Loat de Belém, que será vanguarda para o Brasil por trazer elementos que hoje já são discutidos e que falam de reforma tributária”, salientou o presidente.

A proposta da Loat do fisco municipal de Belém foi elaborada pelos auditores fiscais do município e já passou pela análise do prefeito que a encaminhou à CMB.

 O evento contou ainda com a palestra “A Administração Tributária e sua importância para a garantia de políticas publicas em benefício da sociedade”, proferida por José Barroso Tostes. Houve ainda o lançamento do Fórum Estadual dos Auditores Fiscais de Tributos do Estado do Pará, que pretende ampliar e aprofundar as discussões lançadas nesse I Encontro.

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Oswaldo Forte/Comus

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).