Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Auditores fiscais do município participam de curso de qualificação

• Atualizado há 10 anos ago
O professor Helton Kramer aborda no curso os principais temas que fazem parte da atuação dos fiscais.
O professor Helton Kramer aborda no curso os principais temas que fazem parte da atuação dos fiscais.

06/08/2014 – 14h

Agentes fiscais da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) participam nesta quarta, 6, e quinta-feira, 7, do curso “Formação e qualificação de fiscais municipais”, que acontece na Escola de Administração Fazendária (ESAF). A capacitação assegura a atualização desses profissionais para o exercício das atribuições cotidianas da fiscalização tributária e administrativa e também os auxilia a superar os entraves próprios da área.

Com carga total de oito horas/aulas, o curso resulta de mais uma parceira da Prefeitura de Belém com a ESAF para a capacitação do quadro de servidores do fisco municipal, voltada para a modernização da administração tributária. As aulas serão ministradas pelo professor Helton Kramer Lustoza.

O conteúdo programático aborda os principais temas que fazem parte da atuação dos fiscais, como processo administrativo, noções de Direito Tributário, deveres, prerrogativas e procedimento nas ações fiscalizatórias. “A intenção é dar uma noção de como realizar a fiscalização com eficiência, discutindo posicionamentos dos tribunais superiores sobre a atuação fiscalizatória municipal e fazendo um intercâmbio de experiências que estão dando certo em outras localidades do país”, explica o professor.

Helton Kramer é graduado em Direito, especialista em Direito Tributário e mestre em Direito Constitucional; atua como professor universitário na PUC-PR e na Universidade de Tuiuti (PR); é procurador no município de São José dos Pinhais (PR) e vice-presidente do Conselho de Contribuintes Municipal. Também é autor dos livros Advocacia Pública em Ação e Tributos em Espécie.

IMG_20140806_094531324_EDITADACerca de 50 auditores fiscais da Sefin participam do curso. A auditora fiscal Lia Márcia Pamplona Nacif acredita que a capacitação será muito bem aproveitada pelos agentes municipais. “Como o município não tem uma legislação própria sobre os procedimentos de fiscalização, cursos como esse são importantes para nos atualizarmos e atuarmos com eficiência”, afirma.

 

 

Texto e foto: Ascom/Sefin

Veja também

PREFEITURA REVOLUCIONA E PROPORCIONA O PAGAMENTO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS POR CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO

A Prefeitura Municipal de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças e em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (CINBESA), disponibiliza ao contribuinte da capital paraense a opção de pagamento dos seus tributos por meio de cartões de crédito e débito. O decreto que regulamenta a medida foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, com sistema já vigente desde a tarde de terça-feira, 11.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).