O Cine Clube em Movimento, promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), chegou à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) nesta segunda-feira, 9. O encontro gerou um importante diálogo sobre o serviço público na capital paraense e o papel dos servidores neste contexto.
Transformar ambientes – A integrante do Núcleo de Arte e Meio Ambiente da Semad, responsável pela ação, destaca que a iniciativa busca mobilizar os servidores a criarem núcleos de artes dentro dos órgãos. “Para aproximar os servidores e transformar todos os ambientes em ambientes vivos”, explica Célia Maracajá.
Na Sefin, esta mobilização começou com a exibição do curta-metragem Belém Rebelde Cabanagem, que retrata a importância do movimento cabano, e do curta Servidores do Povo, em que os próprios servidores públicos relatam como veem seus respectivos trabalhos.
A pequena sessão de cinema gerou um diálogo importante, em que foi possível “conversar diretamente com o servidor, saber das necessidades, das dificuldades, do que precisa ser melhorado, para que o serviço público se fortaleça”, conta o auxiliar administrativo Juarez Quaresma.
Para a assistente administrativa Sílvia Costa, é preciso ter mais discussões como essa. “É muito importante poder ser ouvida e escutar os colegas também”, enfatiza.
Diálogo com os servidores – Após a exibição dos curtas-metragens e do diálogo entre os servidores, as integrantes do Núcleo de Arte e Meio Ambiente da Semad apresentaram as ações desenvolvidas no órgão e propuseram a implantação do núcleo na Secretaria de Finanças. A Sefin vai dialogar com os servidores para que o núcleo seja implantado.