Contribuintes municipais poderão tirar dúvidas tributárias por whatsapp

• Atualizado há 3 anos ago

Os contribuintes municipais de Belém têm um novo canal de comunicação para tirar dúvidas tributárias. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) começou a disponibilizar três números de Whatsapp para dialogar com o contribuinte.

“É mais uma tentativa de aproximar a Sefin do cidadão. Uma alternativa para tirar dúvidas, para responder ao cidadão como se encaminhar e para onde se encaminhar para resolver os seus problemas com a Secretaria de Finanças”, explica a secretária de Finanças, Káritas Rodrigues. 

Os números serão disponibilizados apenas para atendimento via Whatsapp, ou seja, não servem para receber ligações. É uma forma de otimizar o atendimento à população, como garante a coordenadora da Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC), Regina Braga.

“Seja na CFAC ou nas outras unidades de atendimento, o atendente não está disponível para atender, exclusivamente ao telefone. Por isso, usando o Whatsapp o contribuinte faz a sua pergunta com a garantia de que ela será respondida”, explica. Ela ressalta, que a central já utiliza esta ferramenta e realiza, em média, 15 atendimentos pelo aplicativo de mensagens.  

O funcionário público Walmir Miranda, morador de Capanema, estava em busca de informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de uma casa em Belém, que está no nome de seu pai – que faleceu há um ano. A família pretende vender o imóvel, mas antes queria saber se o imposto estava em dia. Ele ligou para o órgão pedindo informações e afirmou que “se soubesse da novidade ia entrar em contato por whatsapp, é mais rápido e prático. Ajuda muito”. 

Os contribuintes podem entrar em contato com a Secretaria de Finanças pelos números: (91) 984656793 (Unidade de Icoaraci); (91) 98465-4593 (Unidade do Pátio Belém); (91) 984661055 (Unidade do Parque Shopping) e pelo número (91) 98465-3680 (CFAC). As mensagens serão respondidas nos horários de atendimento de cada unidade. 

Veja também

PREFEITURA REVOLUCIONA E PROPORCIONA O PAGAMENTO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS POR CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO

A Prefeitura Municipal de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças e em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (CINBESA), disponibiliza ao contribuinte da capital paraense a opção de pagamento dos seus tributos por meio de cartões de crédito e débito. O decreto que regulamenta a medida foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, com sistema já vigente desde a tarde de terça-feira, 11.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).