Curso capacita servidores na área de fiscalização de ISS e ITBI

• Atualizado há 10 anos ago

26/08/14 – 9:16

O curso é ministrado pelo consultor tributário e diretor do Departamento Tributário da Secretaria de Finanças de Bauru (SP), Francisco Ramos Mangieri.
O curso é ministrado pelo consultor tributário e diretor do Departamento Tributário da Secretaria de Finanças de Bauru (SP), Francisco Ramos Mangieri.

De 25 a 28 deste mês a Secretaria Municipal de Finanças de Belém (Sefin) promove, no auditório do prédio dos Mercedários, o curso de aperfeiçoamento da fiscalização de impostos municipais, voltado a auditores fiscais do órgão. A capacitação profissional dos servidores fazendários municipais conta com a parceria da Escola de Administração Fazendária (ESAF) e  faz parte das ações de modernização da administração tributária.

 O curso é ministrado pelo consultor tributário e diretor do Departamento Tributário da Secretaria de Finanças de Bauru (SP), Francisco Ramos Mangieri, que percorre todo o Brasil conduzindo capacitações sobre as últimas tendências na área tributária municipal. Advogado e professor de Direito Tributário, Mangieri é autor de livros e artigos sobre o assunto, membro do Conselho de Contribuintes de Bauru e colaborador da revista eletrônica Tributo Municipal.

Servidores fazendários terão contato com as últimas tendências na área tributária municipal
Servidores fazendários terão contato com as últimas tendências na área tributária municipal

O objetivo desse tipo de capacitação, de acordo com o próprio Mangieri, é trazer experiências bem sucedidas de como otimizar a arrecadação e a fiscalização do Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). “O curso mostra como é possível desenvolver uma fiscalização moderna que melhore a arrecadação municipal sem precisar aumentar os impostos e ampliando a base de contribuintes. Belém ainda tem muitos grupos de contribuintes não pagantes que precisam ser fiscalizados e cobrados”, enfatizou o professor.

 O auditor fiscal Edilben Falcão, acredita que o curso ajudará a rever práticas atuais. “As experiências trazidas pelo professor vão contribuir para refletirmos sobre os procedimentos usados aqui na capital e para atuarmos cada vez mais na fiscalização preventiva e não punitiva”, avalia. Já para o auditor Marcelo Fernandes, a capacitação será mais uma oportunidade de atualização. “O curso traz uma visão atual e moderna da cobrança e da fiscalização do ISS. É muito importante ter contato com as jurisprudências e as boas experiências de outras administrações, que nos ajudem a incrementar a arrecadação municipal”, acrescentou.

  IMG_20140825_093126677

IMG_20140825_093100236

Texto: Ascom/Sefin

Foto: Tássia Barros – Comus

 

 

Veja também

PREFEITURA DE BELÉM APRESENTA NOVO SISTEMA DO IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI)

Visando melhorar o acesso e atendimento ao contribuinte, além de uma arrecadação tributária municipal mais eficiente, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), colocou em funcionamento o novo sistema de ITBI Online. A nova ferramenta começou a operar desde o início do mês de dezembro, passando por um período de testes antes da sua divulgação.

Saiba mais »

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS DE BELÉM PARTICIPOU DA CAMPANHA “PAPAI NOEL DOS CORREIOS”

No último dia 20, sexta-feira, foi o último dia de entrega dos presentes adotados pelos servidores através das cartas entregues pelos correios à SEFIN. Uma das campanhas natalinas mais queridas do país, a “Papai Noel dos Correios”, completa 35 anos em 2024. Sendo uma das ações mais abraçadas por envolver a realização de sonhos de milhares de crianças pelo país. Esse ano a Secretaria Municipal de Finanças de Belém resolveu abraçar a causa e adotou aproximadamente 130 cartinhas.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).