Pagamento do terceiro lote do IPTU 2016 tem prazo prorrogado

• Atualizado há 9 anos ago

[metaslider id=3254]

Após realizar a entrega do primeiro e segundo lotes dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, deve concluir a distribuição do terceiro e último lote dos carnês nesta terça-feira, 05.

Devido ao atraso na entrega da última remessa,  causado por  questões técnicas a Prefeitura garantiu que o vencimento previsto para o dia 30 março, seja prorrogado até o dia 10 abril, sem pena de multas ou juros, e com 15% de desconto para quem efetuar o pagamento em cota única. “Os contribuintes podem ficar tranquilos que os carnês chegarão às suas casas.

E como o vencimento foi prorrogado para o dia 10, que é um domingo, eles ainda terão até a segunda-feira, 11, para efetuar o pagamento sem nenhum adicional de multa ou juros”, explica o diretor de tributos imobiliários da Sefin, Pedro Nelito.

O IPTU 2016 é cobrado juntamente com a Taxa de Urbanização – TU, a Taxa de Resíduos Sólidos – TRS e a Contribuição do Serviço de Iluminação Pública – Cosip, e poderá ser pago em cota única com 15 % de desconto, até o dia 10 de abril, ou parcelado em 10 vezes, sem abatimentos.

No dia 30 de abril, a Prefeitura ainda dará uma segunda chance para o contribuinte que optar por pagar os tributos em cota única, porém o desconto cai para 10%.

O diretor de tributos imobiliários da Sefin, Pedro Nelito, ainda alerta os contribuintes para que estejam sempre com o IPTU regularizado, pois é a melhor forma de ganhar abatimentos, como é o caso de quem quitou o IPTU 2015, e este ano receberá uma redução de 25% no valor do imposto.  “O contribuinte que tiver qualquer dificuldade, dúvidas, ou não receber o boleto, também pode sempre se reportar à nossa Central de Atendimento, que fica na Praça das Mercês, nº 23”, ressalta.

Uma outra opção que a Sefin disponibiliza à população é a emissão do carnê via internet. Para isso, é necessário que o contribuinte acesse o site da secretaria: www.belem.pa.gov.br/sefin , e, no item “emissão de 2ª via”, digite o número de inscrição, informado nos carnês de anos anteriores, em seguida, basta imprimir as guias de pagamento.

Entrega dos carnês  – Em 2016, a Prefeitura de Belém enviou 92 mil carnês no primeiro lote, composto pelos contribuintes que quitaram o IPTU 2015 até novembro do ano passado; 144 mil carnês no segundo lote, formado pelos contribuintes que quitaram o IPTU até dezembro ou não quitaram; e 15.502 no terceiro lote, que conta com novas inscrições e aquelas que sofreram alterações.

Texto: Kennya Corrêa

Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).