Discutir as metas a alcançar na administração fazendária municipal e encontrar os meios para concretizar a sua finalidade social é o objetivo do curso de Planejamento Estratégico, oferecido pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em parceria com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf/Pará), para servidores de setores estratégicos da Secretaria.
Na abertura do curso, na manhã desta segunda-feira (02), a secretária de Finanças, Teresa Cativo Rosa, ressaltou a importância do engajamento de todos no planejamento. “Para planejar, precisamos identificar o nosso grande trabalho, que na Sefin, de um lado é arrecadar e de outro gastar bem. Então, vocês, participantes, que sabem o ‘fazer’ da secretaria devem trabalhar em equipe, pensar estrategicamente e definir as prioridades do nosso planejamento”, afirmou a secretária.
O diretor substituto da Esaf, Fransisco Paiva, que representou a diretora regional, Altair de Fátima Sampaio, lembrou que a parceria entre a Sefin e a Esaf prevê, ao todo, 12 eventos de capacitação. “Queremos atender muito bem os servidores da Sefin. Nossa responsabilidade é muito grande em proporcionar cursos de qualidade para todos”, frisou.
O curso, que segue até quarta-feira (04), tem carga horária de 24 horas e é ministrado pelo bacharel em Administração e Direito, Gleydson Silva. Para o instrutor, o curso será uma oportunidade de discutir os fundamentos do planejamento estratégico. “O planejamento é uma ferramenta que todas as organizações devem realizar. Este curso visa munir os servidores da Sefin de condições de participar ativamente da construção de um planejamento estratégico que se reverta em ações e benefícios para a sociedade” destacou.
Gleydson Silva é especialista em gestão de pessoas e da qualidade, mestre em gestão pública, instrutor de cursos da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), além de professor universitário.
Os cursos fazem parte de uma agenda de capacitações previstas dentre as ações de modernização da administração tributária de Belém. Ainda estão programadas qualificações para áreas como atendimento ao público e cidadania fiscal.
Texto e fotos: Ascom/Sefin