Prefeitura integra sistema de informações patrimoniais

• Atualizado há 11 anos ago

DSC_00206-650x400Até o final de 2014, todos os entes da Federação deverão adotar o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP),segundo orientação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O objetivo do Plano é uniformizar as práticas contábeis públicas e adequar as instituições à tendência mundial de padronização da contabilidade. Para adequar a gestão patrimonial do município, a Prefeitura de Belém está implantando o Sistema Gestão Integrada de Informações Governamentais (GIIG) – Módulo Patrimônio, que reúne todos os dados sobre os bens móveis, imóveis e intangíveis da PMB.

Ao todo, 32 órgãos e secretarias da administração direta e indireta vão integrar esse módulo com suas informações patrimoniais. O trabalho de levantamento de informações e abastecimento do sistema deve ser finalizado até o final deste ano.

Um grupo de trabalho formado por integrantes da Auditoria Geral do Município (AGU) e das secretarias municipais de Administração e de Finanças promovem a integração de esforços e a orientação para cumprir o cronograma de ações.

 A Companhia de Informática do Município de Belém (Cinbesa) é responsável pelo desenvolvimento e abastecimento do Módulo Patrimônio e pelo treinamento dos usuários. A Secretaria de Finanças coordena o trabalho de convergência aos padrões nacionais e internacionais de contabilidade que devem orientar a gestão patrimonial.

De acordo com contadora e diretora do Departamento de Contabilidade da Sefin, Édina Mota, esse levantamento permite ter controle sobre a real situação patrimonial da Prefeitura. “Com esse controle, podemos mostrar em nossos balanços os bens que a administração realmente detém e separar os úteis dos inservíveis.

Além disso, teremos maior capacidade de buscar recursos externos, se preciso, para investimentos no patrimônio”, explica a diretora. Internamente, a Sefin já concluiu o levantamento de dados para abastecimento do Módulo Patrimônio e está gerenciando os bens patrimoniais do órgão por meio do novo sistema.

Uma comissão interna elaborou o inventário de mais de dois mil bens móveis e imóveis dos seis prédios da Secretaria (Sede, Cosmorama, Central Fiscal de Atendimento, Espaço Palmeira, Mosqueiro e Icoaraci). Segundo a chefe do setor de Patrimônio da Sefin, Luzia Fernandes, o novo módulo do Sistema GIIG é um grande avanço. “Além de facilitar nosso trabalho de controle patrimonial e de gestão de informações que serão usadas na prestação de contas ao TCM, resultará na maior responsabilidade do servidor para com os bens públicos”, defende Luzia Fernandes.

Texto: Jaqueline Ferreira

Foto: Arquivo Comus

Edição: Tânia Menezes

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).