Sefin divulga calendário fiscal para 2014

• Atualizado há 11 anos ago

calendario-650x400 (1)A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) publicou no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira, 26, o calendário fiscal para 2014. A publicação informa os contribuintes do município de Belém sobre datas de vencimentos e formas de pagamento dos tributos municipais (IPTU, ISS/PF, ISS/PJ e TLPL), a serem lançados no ano de 2014. O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, juntamente com a Taxa de Urbanização – TU, a Taxa de Resíduos Sólidos – TRS e a Contribuição do Serviço de Iluminação Pública – COSIP, será lançado em 10 parcelas, com vencimento a cada dia 10. A cota única e a primeira parcela vencem no dia 10 de fevereiro.

O contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU em cota única terá desconto de 15% até o dia 10 de fevereiro ou desconto de 10%, se quitar até 10 de março. O diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Sandro Sagica, alerta para outros descontos. “Quem quitou o IPTU/2013 dentro do mesmo exercício, além dos descontos da cota única, ainda receberá um crédito de 30% para imóvel não residencial, ou 25% para imóvel residencial. O crédito vem informado no carnê”, adverte o diretor. Segundo Sandro Sagica, a prévia de imóveis que serão tributados em 2014 é de 223.492. O número de imóveis que serão isentos está em 165.351. “Como ainda não fechamos o exercício de 2013, novos imóveis poderão ser lançados até o final do ano.”, explica Sandro.

Ele também esclarece que, em 2014, passará a vigorar um novo valor venal mínimo para isenção de IPTU. “Aqueles imóveis cujo valor venal seja até R$37.728,78 estarão isentos do IPTU no próximo ano”, adverte. A previsão para início da distribuição dos carnês do IPTU é a partir de 20 de janeiro. A segunda via do documento também poderá ser emitida pelo site da Sefin (www.bele,.pa.gov.br/sefin), a partir da mesma data. Para obter a segunda via pela internet, é preciso ter em mãos o número da inscrição imobiliária. A segunda via dos demais tributos também pode ser emitida pela internet.

O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN dos contribuintes que têm o valor calculado sobre o movimento econômico vencerá a cada dia 10 do mês subsequente. Já o ISSQN Pessoa Física, calculado por alíquotas fixas, terá o vencimento da cota única e da primeira das seis parcelas em 10 de abril. A cota única dá direito ao desconto de 15%. A renovação da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), para obtenção dos alvarás, também terá o vencimento no dia 10 de abril, tanto da cota única como da primeira das cinco parcelas.

O desconto para pagamento em cota única é de 30%.

Texto: Jaqueline Ferreira – Ascom / Sefin

Foto: Divulgação

Edição: Dandara de Almeida – NID/Comus

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).