Acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram, ontem (21) e hoje (22), visitas técnicas à sede a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) para conhecer de perto a rotina da administração tributária de Belém.
As visitas fazem parte do curso “Tributação e Cidadania Fiscal”, promovido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) em parceria com a Secretaria de Finanças, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), a Receita Federal e a UFPA. Desde o início do curso já foram realizadas palestras e demais atividades voltadas para a educação fiscal.
O estudante do 3º semestre, João Batista Vieira Neto, acredita que a experiência de visitar os órgãos que lidam com os recursos públicos é enriquecedora. “Foi interessante aprender um pouco sobre o funcionamento da Sefin para ampliar nossa cidadania fiscal e também para conhecer um órgão tão importante para arrecadação e aplicação de recursos em serviços. Será válido para nós enquanto cidadãos e futuros profissionais”, afirmou.
Para o diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Sandro Sagica, um dos representantes da Sefin que recebeu os alunos na manhã do dia 21, esse tipo de contato com os acadêmicos favorece a educação fiscal. “É muito importante, desde a academia, a administração municipal disseminar o conhecimento sobre a função social dos tributos de sua competência, que, na prática, são pouco abordados em sala de aula”, destacou.
O funcionário do Departamento de Contabilidade, Irineu Correa, que também acompanhou os estudantes durante as visitas, destacou o papel do profissional área contábil. “A contabilidade é o coração de um empresa ou órgão, devido a sua responsabilidade com informações que são úteis para vários setores. Aqui na Sefin, o nosso departamento cuida de todo o balanço geral da Prefeitura e da prestação de contas junto ao TCM”, ressaltou contador.
Cerca de 80 universitários passaram pela Sefin. Além de conhecer como funciona cada setor da secretaria e suas rotinas, os alunos recebem informações sobre as ações de modernização tributária, como a renovação do parque tecnológico da Secretaria e o desenvolvimento um sistema integrado de informações, que darão suporte para as mudanças necessárias em serviços e procedimentos defasados na área fiscal do município.
Texto: Ascom/Sefin
Foto: Oswaldo Forte/Comus