Agendamento Eletrônico do IPTU é ampliado para outras unidades de Belém

• Atualizado há 2 anos ago

A partir do dia 8 de agosto, os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão agendar atendimento, com dia e hora marcada, para a unidade do Parque Shopping, no bairro Parque Verde. A medida acompanha o planejamento da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), para serviço de Agendamento Eletrônico, lançado no mês de julho deste 2022. 

“Em nosso planejamento definimos que haveria a ampliação gradual das opções de unidades de atendimento para os pedidos de agendamento eletrônico, oferecendo também maior número de opções de horários”, destacou o diretor-geral da Sefin, Mauro Gaia. 

Para preparar os servidores da unidade da Sefin no Paque Shopping, nesta terça-feira, 2, houve um treinamento sobre a interface. O trabalho foi conduzido pela Assessoria de Comunicação e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do órgão.  

“O treinamento foi pensado para apresentar a ferramenta aos atendentes, explicar suas funcionalidades e a operacionalização do sistema”, explicou o assessor do NTI, Raoni Aguiar. 

Ao longo da capacitação, a equipe pode compreender o procedimento adotado na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte desde quando o serviço começou a ser ofertado no local, o que vai servir de parâmetro para a implantação do agendamento eletrônico na unidade de atendimento.  

Servidor – “Eu imaginava que fosse uma coisa difícil, mas não. É uma interface muito prática, fácil de entender. Agora é só começar a usar”, comentou a servidora Ciane Mufarrej.  

Para a servidora responsável pela unidade, Otacília Silva, “a novidade vai ser bem aceita. É uma inovação e como a tecnologia está cada dia mais presente em nossas vidas, precisamos acompanhar”. 

Inicialmente, o serviço de gendamento na unidade de atendimento do Parque Shopping será exclusivamente destinado para atender demandas de IPTU, às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h. Gradualmente, haverá a inclusão de novos dias e horários para atendimento, bem como de novos serviços. 

Para agendar um atendimento sobre IPTU, acesse o site da Sefin. O procedimento pode ser realizado pelo computador ou pelo celular.  

Histórico – O agendamento eletrônico foi idealizado pela Sefin e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). O serviço foi lançado no dia 11 de julho deste ano de 2022 e, até o momento, 448 atendimentos já foram agendados. 

Até a implantação do agendamento eletrônico, os contribuintes com agendamento eram atendidos somente na Central de Atendimento da Sefin, localizada na Praça das Mercês, com dias e horários reduzidos. Hoje, a unidade atende por agendamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h.

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A Prefeitura Municipal de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças e em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (CINBESA), disponibiliza ao contribuinte da capital paraense a opção de pagamento dos seus tributos por meio de cartões de crédito e débito. O decreto que regulamenta a medida foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, com sistema já vigente desde a tarde de terça-feira, 11.

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Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).