Documentos Necessários - Solicitações e Processos - ISS & TLPL

Veja os documentos necessários para os serviços e procedimentos relacionados ao ISS – Imposto Sobre Serviço e a TLPL – Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (Alvará): 

CADASTRO MUNICIPAL – ISS/TLPL – PESSOA FÍSICA:

  • Requerimento
  • Duas vias da FICAM (www.issdigitalbel.com.br)
  • Cópia de CPF e RG
  • Cópia de comprovante de residência
  • Cópia de comprovante de escolaridade
  • Cópia de comprovante de atividade

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO – PESSOA FÍSICA:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal (ISS/PF, TLPL e IPTU)
  • Documento comprobatório de que não é profissional autônomo no Município de Belém (registro de empregado, cancelamento do registro no conselho de classe, comprovante de alteração de domicílio tributário e outros)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO – PESSOA JURÍDICA:

  • Requerimento (com endereço para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Declaração do Imposto de Renda ou extratos do Simples Nacional (últimos cinco anos)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e alterações, registrados no órgão competente
  • Distrato Social ou alteração contratual (mudança de domicílio tributário)
  • Procuração específica do representante legal reconhecida em cartório
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE SUSPENÇÃO TEMPORÁRIA (DOIS ANOS):

  • Requerimento (com endereço para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Declaração do Imposto de Renda ou extratos do Simples Nacional (últimos cinco anos)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato Social ou Estatuto e alterações, registrados no órgão competente
    Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
    RG e CPF do preposto
  • Registro de paralisação na Junta Comercial
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE REATIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

  • Requerimento (com endereço para correspondência e telefone para contato)
  • Consulta de regularidade fiscal (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Registro de reativação da JUCEPA
  • Alteração contratual
  • CNPJ (com status ativo)
  • CPF e RG dos sócios
  • Taxa de Expediente
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE EXCLUSÃO DE ATIVIDADE:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Declaração do Imposto de Renda ou extratos do Simples Nacional (últimos cinco anos)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios, registrados no órgão competente
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato Social ou Estatuto e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE RECADASTRAMENTO:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Duas Fichas de Cadastro e Atualização Mobiliária – FICAM preenchidas
  • Cópia do comprovante de recolhimento da multa pelo não recadastramento no prazo legal
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CERTIDÃO DE NÃO CADASTRO MOBILIÁRIO DE PF (PF NÃO CADASTRADA E INVENTÁRIO):

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Cópia do CPF e RG
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • Certidão de óbito
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE DESARQUIVAMENTO DE PROCESSO:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Consulta do SAT referente ao andamento do processo arquivado
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CÓPIA DE DOCUMENTOS:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE COMPENSAÇÃO/RESTITUIÇÃO DE TRIBUTOS:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Cópia dos comprovantes de pagamento em duplicidade, a maior ou indevido (documentos comprobatórios da alegação)
  • Para restituição, o requerente não pode ter nenhum débito com o município
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO DE DÉBITO:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DEINFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato Social ou Estatuto e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Cópia dos comprovantes de pagamento em duplicidade ou do pagamento indevido (documentos comprobatórios da alegação)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE REGIME ESPECIAL DE EMPRESAS DE ÔNIBUS  (ANUAL):

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DEINFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato Social ou Estatuto e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Certidão Negativa da Taxa de Gerenciamento de Transportes Urbanos do município de Belém
  • Relatório Mensal de Receita do exercício anterior
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE REGIME ESPECIAL DE SOCIEDADE UNIPROFISSIONAL:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DEINFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato Social ou Estatuto e alterações, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • RAIS (últimos cinco anos)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE REVISÃO DE DÍVIDA:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Cópia dos comprovantes de pagamento
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DE RPS EM LOTE:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Modelo do RPS a ser emitido aos tomadores de serviço (estacionamento)
  • Outros documentos que se fizerem necessários.

 

NAS SOLICITAÇÕES DE AUTORIZAÇÃO PARA CONVERSÃO DE RPS:

  • Requerimento com mês/ano e quantidade de RPS’s a serem convertidos (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Nota Fiscal substituta ou documento comprobatório da não realização do serviço
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL AVULSA:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Nota Fiscal substituta ou documento comprobatório da não realização do serviço
  • Declaração do tomador do serviço com os motivos do cancelamento do mesmo (reconhecida em cartório)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE COMUNICAÇÃO/INFORMAÇÃO:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE RETIFICAÇÃO DE PAGAMENTO:

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Cópia do CPF e RG dos sócios
  • Cópia do CNPJ
  • Contrato ou Estatuto Social e última alteração, registrados no órgão competente
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • RG e CPF do preposto
  • Cópia dos comprovantes de pagamentos a serem retificados (competência ou parcela e outros)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

NAS SOLICITAÇÕES DE IMUNIDADE/ISENÇÃO (ISS E TLPL DE ENTIDADES DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL):

  • Requerimento (com endereço atualizado para correspondência)
  • Consulta de regularidade fiscal – SAT (ISS, TLPL, IPTU, TAXA SEM MOVIMENTO, AUTO DE INFRAÇÃO, PARCELAMENTO E CDA)
  • Atos constitutivos e alterações
  • Cópia do CPF e RG do representante da instituição indicado nos atos constitutivos
  • Cópia do CNPJ
  • Procuração específica do representante legal (reconhecida em cartório)
  • Documento de propriedade ou de posse do imóvel ou cessão (se for ocaso)
  • Atestado de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNSA) ou certificado de entidade de fins filantrópicos expedido pelo CNAS (no caso de assistência social)
  • Registro no Ministério da Educação ou na Secretaria Estadual de Educação (no caso de entidade de educação)
  • Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos dos 3 (três ) exercícios anteriores ao pedido
  • Declarações do Imposto de Renda dos 3 (três ) exercícios anteriores ao pedido
  • Balanço Patrimonial dos 3 (três ) exercícios anteriores ao pedido
  • Demonstrativo de Resultados – DRE dos 3 (três ) exercícios anteriores ao pedido
  • Demonstrativo de Origem e Aplicação de Recursos – DOAR
  • Outros demonstrativos de receita (Livros caixa, diário e razão e folha de pagamento)
  • Outros documentos que se fizerem necessários

 

OBS: Caso não conste no processo todos os documentos necessários para a autuação, o contribuinte assinará Declaração, conforme modelo , de que seu processo encontra-se incompleto e terá um prazo de 15 (quinze) dias para apresentar os documentos pendentes, após esta data o processo será arquivado pelo setor competente por ausência de documento, declarando-se a sua extinção (§§ 8º e 9º, Art. 5º da IN 001/2017- GABS/SEFIN).

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).