Dar celeridade aos processos e atender melhor os contribuintes. Foi com esse objetivo que os representantes de todos os departamentos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) participaram de uma oficina de planejamento estratégico, nesta quarta, 06, e quinta-feira, 07.
“A oficina foi movida pela necessidade de realizar ações compartilhadas na Sefin, onde todos possam se enxergar nos fluxos de trabalho e colaborar com os outros setores”, conta a coordenadora do Núcleo Setorial de Planejamento (NUSP), Débora Bemerguy.
Plano de ação – Durante o encontro, os diretores e coordenadores de cada departamento descreveram as rotinas de trabalho, destacando os pontos que demandam mais atenção. “A partir dessa descrição, nós desenhamos um plano de ação para melhorar as rotinas, de tal maneira que o trabalho seja horizontal e flua de forma mais célere”, destacou a consultora organizacional Nylma Maneschy, que conduziu a dinâmica.
O trabalho analisou os fluxos para emissão de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da Certidão Negativa de Débito. Também foram analisados os fluxos para parcelamento, isenção e imunidade.
Diagnóstico – Para a diretora do Departamento de Administração (DEAD), que participou do encontro, “esse planejamento funciona como um diagnóstico, para que os departamentos possam construir um novo fluxo de trabalho, com rotinas mais dinamizadas”, concluiu.
A coordenadora do Núcleo de Planejamento do órgão destaca que os resultados deste primeiro encontro trarão benefícios imediatos, para o fluxo de trabalho da Secretaria e, consequentemente, para os contribuintes e cidade. “Quando aprimoramos os fluxos de trabalho, atendemos melhor o contribuinte e assim aumentamos a arrecadação e implementação de políticas no município”, enfatizou.
Processo permanente – A gestora explica ainda que o processo de planejamento será permanente, com encontros contínuos e constantes avaliações. Um trabalho que continuará envolvendo todos os departamentos do órgão fazendário, sob a coordenação do NUSP.