Oficina de planejamento busca dar celeridade a processos e atender melhor os contribuintes

• Atualizado há 2 anos ago

Dar celeridade aos processos e atender melhor os contribuintes. Foi com esse objetivo que os representantes de todos os departamentos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) participaram de uma oficina de planejamento estratégico, nesta quarta, 06, e quinta-feira, 07. 

“A oficina foi movida pela necessidade de realizar ações compartilhadas na Sefin, onde todos possam se enxergar nos fluxos de trabalho e colaborar com os outros setores”, conta a coordenadora do Núcleo Setorial de Planejamento (NUSP), Débora Bemerguy. 

Plano de ação – Durante o encontro, os diretores e coordenadores de cada departamento descreveram as rotinas de trabalho, destacando os pontos que demandam mais atenção. “A partir dessa descrição, nós desenhamos um plano de ação para melhorar as rotinas, de tal maneira que o trabalho seja horizontal e flua de forma mais célere”, destacou a consultora organizacional Nylma Maneschy, que conduziu a dinâmica.  

O trabalho analisou os fluxos para emissão de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da Certidão Negativa de Débito. Também foram analisados os fluxos para parcelamento, isenção e imunidade.  

Diagnóstico – Para a diretora do Departamento de Administração (DEAD), que participou do encontro, “esse planejamento funciona como um diagnóstico, para que os departamentos possam construir um novo fluxo de trabalho, com rotinas mais dinamizadas”, concluiu. 

A coordenadora do Núcleo de Planejamento do órgão destaca que os resultados deste primeiro encontro trarão benefícios imediatos, para o fluxo de trabalho da Secretaria e, consequentemente, para os contribuintes e cidade. “Quando aprimoramos os fluxos de trabalho, atendemos melhor o contribuinte e assim aumentamos a arrecadação e implementação de políticas no município”, enfatizou. 

Processo permanente – A gestora explica ainda que o processo de planejamento será permanente, com encontros contínuos e constantes avaliações. Um trabalho que continuará envolvendo todos os departamentos do órgão fazendário, sob a coordenação do NUSP. 

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A intenção desta ação é dar melhores condições de atendimento aos profissionais do Direito com regular inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. O atendimento é realizado por servidores fazendários, sob a coordenação do Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos (NSAJ/SEFIN), em cumprimento às disposições estabelecidas na Portaria nº 338/2023 – GABS/SEFIN, de 10 de Novembro de 2023 (Publicada no Diário Oficial do Município nº 14.833, de 17/11/2023).

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Guias de pagamento do IPTU 2024 estão disponíveis aos contribuintes de Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informa que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 já está com as guias disponíveis. O imposto municipal pode ser pago de duas formas: em cota única ou parcelado em até dez vezes. A informação consta no Calendário Fiscal da cidade para este ano, publicado no Diário Oficial do Município. 

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Atenção!

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Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

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