A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) decidiu ampliar o serviço de agendamento eletrônico para melhor atender a demanda da população. A partir de agora, o contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode escolher entre os dias de segunda a quinta-feira para ser atendido.
Inicialmente, o atendimento por agendamento estava restrito às terças e quintas-feiras. Já o horário de funcionamento está mantido, de 9h às 13h.
O sucesso do lançamento foi o principal fator para a mudança. “Lançamos o agendamento há uma semana e já temos muitos dias de atendimento esgotados e para que essa ferramenta possa seguir crescendo e beneficiando a população nós decidimos passar de dois dias de atendimento agendado para quatro”, explica a secretária de Finanças de Belém, Káritas Rodrigues.
Sem filas – A titular da Secretaria de Finanças destaca ainda, que a partir do mês de agosto também haverá horário para atendimento agendado às sexta-feiras. Com isso, a expectativa é que as filas de espera sejam zeradas na Sefin.
Desde que o Agendamento Eletrônico foi lançado, no dia 11 de julho, 223 agendamentos já foram realizados. Para o diretor-geral da Sefin, Mauro Gaia, os números “demonstram o quanto as pessoas desejam um atendimento humanizado, com dia e hora marcados, para que possam se organizar e planejar melhor suas atividades diárias”.
Expansão – Inicialmente, os agendamentos são exclusivamente para atender demandas relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mas a expectativa da Secretaria de Finanças é, em breve, ampliar também o leque de serviços. “A nossa perspectiva é ampliar nesse sentido, para que seja possível agendar atendimento para outros tributos”, antecipa a titular da Sefin.
Como agendar atendimento – Para realizar o agendamento, o contribuinte precisa acessar o site: sefin.belem.pa.gov.br, clicar na área Agendamento Eletrônico e nela informar nome completo, número de telefone, e-mail, além de descrever do que se trata o atendimento. Quando o procedimento é efetuado, é enviado um e-mail de confirmação para o contribuinte com informações detalhadas do atendimento.
A partir dessas informações, os servidores que atuam exclusivamente no atendimento previamente agendado podem se antecipar à demanda do contribuinte e dar um retorno a ele com mais agilidade. “
Eu entrei no site da Sefin e soube do agendamento. Antigamente era uma loucura, eu até desistia de vir à Central de Atendimento. Agora não, ficou tranquilo para ser atendido”, conta o aposentado Moacir Carvalho, um dos primeiros a usar o serviço.
Após o atendimento, o usuário pode avaliar o serviço prestado por meio de um formulário eletrônico, que é enviado por email. As perguntas são simples e com respostas de múltipla escolha. Até o momento, as avaliações têm sido positivas.