Prefeitura lança edital para o pagamento do IPTU 2022

• Atualizado há 3 anos ago

Os contribuintes da capital paraense terão os meses de fevereiro e março para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 em cota única e com desconto. Outra opção é parcelar o pagamento do imposto em até dez vezes.

A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), no Diário Oficial do Municípionº 14393, página 3, publicado nesta terça-feira, 4.  

Para aqueles que pagarem o imposto em cota única, até o dia 10 de fevereiro de 2022, o desconto será de 10%. Para quem efetuar o pagamento até o dia 10 de março, também em cota única, o desconto será de 7%. Quem preferir pagar o IPTU de forma parcelada, o vencimento da primeira parcela será dia 10 de fevereiro.  

O advogado Francisco Neto já está se organizando para quitar o imposto. Com um imóvel no bairro do Jurunas, ele conta que em janeiro sempre tem uma folga no orçamento. “Então prefiro fazer o pagamento em cota única para ter os 10% de desconto. Até porque, quando pago parcelado, acabo perdendo o carnê, o que me dá mais trabalho para quitar o IPTU”. 

Recadastramento – Neste ano, os contribuintes que aderiram ao Programa de Recadastramento Imobiliário Incentivado até o dia 29 de outubro de 2021 e optaram pelo desconto adicional de 5% no ano seguinte, terão o benefício garantido para 2022, conforme previsto pelo Decreto nº 101.946/2021.

Outra novidade para o IPTU 2022 é a utilização da guia de pagamento. “Observamos que muitos carnês eram desperdiçados. Então, por uma questão de sustentabilidade, para evitar a impressão de milhares de carnês e economizar recursos públicos, optamos por uma guia consolidada de pagamento”, conta a secretária de finanças de Belém, Káritas Rodrigues. 

Ao todo, cerca de 262 mil contribuintes receberão a guia do tributo. Nela, irão constar as informações fiscais para pagamento em cota única e quitação da primeira parcela, para quem optar pelo parcelamento.

Nesse último caso, os contribuintes devem emitir a guia das parcelas seguintes no site da Secretaria de Finanças ou em uma das cinco unidades de atendimento do órgão. O documento estará disponível nos próximos dias, assim como a 2° via da guia de pagamento do IPTU 2022.    

Conforme estabelecido pela Lei n.º 8.033/2000, tanto o Imposto Predial e Territorial Urbano, quanto outros créditos tributários e não tributários do município sofrerão uma atualização monetária, determinada pela variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-E) entre outubro do ano anterior e setembro do exercício em curso, que em 2021 ficou em 10,05%. O valor está abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em novembro de 2021 ficou em 10,73%.

O pagamento do IPTU 2022 pode ser efetuado no Banco do Brasil, Banco Itaú Unibanco, Banco da Amazônia, Banco Bradesco, Santander, Banco do Estado do Pará, Caixa Econômica Federal, Cooperativa Central de Crédito Noroeste Brasileiro Ltda. e correspondentes bancários.

Veja também

PREFEITURA REVOLUCIONA E PROPORCIONA O PAGAMENTO DOS TRIBUTOS MUNICIPAIS POR CARTÃO DE CRÉDITO E DÉBITO

A Prefeitura Municipal de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Finanças e em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (CINBESA), disponibiliza ao contribuinte da capital paraense a opção de pagamento dos seus tributos por meio de cartões de crédito e débito. O decreto que regulamenta a medida foi publicado no Diário Oficial do Município de Belém, com sistema já vigente desde a tarde de terça-feira, 11.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).