A história da assistente administrativa Nádia Santos na Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) começou em 1981. “Eu não me vejo em outro lugar que não seja na Sefin. Então, eu procuro trabalhar com orgulho e ajudar a todos os contribuintes que me procuram”, conta.
Em 2021, ela celebra 40 anos de serviço público, sempre se dedicando à arrecadação e gestão de recursos públicos para o desenvolvimento da capital paraense. E por todo o trabalho que desenvolveu na Secretaria de Finanças, ao longo desses anos, Nádia foi eleita pelos colegas a servidora fazendária do ano. “É maravilhoso saber que as pessoas gostam do meu serviço, confiam em mim e me apoiaram, quando eu me elegi para ser a servidora do ano”, comemora.
Esta eleição, promovida pela Sefin a cada 12 meses para escolher os três servidores fazendários do ano, faz parte das comemorações do Dia do Servidor Fazendário Municipal, uma data instituída pela Lei Municipal nº 8.701, em 2009. “Esse dia foi pensado por um auditor fiscal. Fomos para a Câmara Municipal e aprovamos. Então, para a gente é uma data muito importante”, afirma Rosete Reis Oliveira, representante da Associação dos Auditores Fiscais de Belém.
Para celebrar este dia, a Sefin fez uma homenagem aos mais de 200 funcionários do órgão, com a entrega de prêmios para os servidores do ano. “O servidor fazendário é aquele que trabalha para manter a arrecadação da cidade, para manter os serviços prestados em todos os lugares do município, desde a limpeza até saúde e educação. E todos os servidores fazendários – sejam os auditores, porteiros, a equipe de limpeza, os servidores que atendem diretamente os contribuintes – são importantes nessa engrenagem”, destacou a secretária de Finanças de Belém, Káritas Rodrigues.
O contador Marcos Lisboa, que tem 30 anos de serviço público, ficou em 2° lugar na eleição. Na ocasião, ele também foi homenageado. “A gente sempre gosta de ser reconhecido como servidor, de saber que, fora do nosso departamento, tem alguém que sabe o tanto que a gente trabalha, o quanto a gente colabora para que a arrecadação tenha êxito no final do mês”, disse.
Para Ruth Corrêa, integrante da diretoria do Sindicato dos Servidores Fazendários do Município de Belém (Sisfab), este é um dia de reconhecimento. “Reconhecimento por todo o esforço que a gente faz como servidor, que tem se dedicado ao trabalho e o faz com excelência, desempenhando da melhor forma cada função”, concluiu.