SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PARTICIPA DE AÇÃO CIDADÃ NO BAIRRO DO BENGUI

População dos bairros do Bengui e Mangueirão receberam Ação Cidadã no último sábado, 11, na Escola Municipal Walter Leite. Entre os serviços ofertados, estava o atendimento fazendário prestado pela SEFIN.

Entre os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, estavam emissão de guias e 2ª via de Tributos 2023 (IPTU, TLPL e ISS/PF), parcelamento de débitos, informações sobre processos eletrônicos e ITBI, além de orientações jurídicas. Oportunizando aos contribuintes acesso ao sistema fazendário do município, resolução de adversidades e instrução sobre processos competentes a SEFIN.

Importância do acesso – Levar esse tipo de serviço aos bairros da capital, além de humanizar o atendimento, gera satisfação de quem não consegue solucionar seus problemas de forma online ou não pode ir até umas das unidades de atendimento presencial da SEFIN. Como é o caso da moradora do conjunto Catalina, no Mangueirão, Sandra Garcia.

Em depoimento, Sandra fala sobre a importância de ações como esta: “Acho importante, afinal, muitas vezes nós temos dificuldade de se descolar de casa, do trabalho ou não temos conhecimento sobre os horários de expediente, até mesmo de certos tipos de serviços ofertados. Vindo até a comunidade fica mais fácil da gente vir e comunicar, esclarecer, tomar conhecimento do que é direito nosso, já que a gente contribui pra isso”.

Balanço – Por volta de quarenta contribuintes foram atendidos, solicitando os mais diversos serviços oferecidos. Desde a impressão das guias de impostos, até negociação e parcelamento de dívidas referentes à IPTU ou demais tributos.

SEFIN presente – Entendendo a necessidade e a carência que existe no acesso à informação, assim como no acesso às unidades de atendimento, a Secretaria Municipal de Finanças sabe da importância de possibilitar ao contribuinte contato com os serviços ofertados. Questionada sobre a dimensão de uma ação como essa, Regina Braga, coordenadora da Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, falou “Acho muito importante que a PMB leve aos bairros serviços oferecidos para a Comunidade. Para a SEFIN é de extrema importância levar os serviços fazendários a população aos sábados quando sabemos que a maioria da população trabalha durante a semana e não tem tempo de procurar os Postos de Atendimento.”

Atendimento ao contribuinte – Foto: Lucas Maciel

Retorno ao município – Importante para o contribuinte e para o município. “É de grande valia esse tipo de Ação, seja tirando dúvidas, emitindo 2ª via de tributos, fazendo parcelamentos e principalmente explicando a importância do pagamento do IPTU para o Município de Belém.” completou Regina, ressaltando a importância do pagamento desses tributos para a saúde fiscal do município.

A SEFIN participará das próximas edições do Ação Cidadã. Ao contribuinte que precisa de serviços fazendários, fique atento à programação da prefeitura para aproveitar o atendimento no seu bairro.

Texto:

Lucas Maciel