SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS PARTICIPA DE AÇÃO CIDADÃ NO BAIRRO DO BENGUI

• Atualizado há 12 meses ago

População dos bairros do Bengui e Mangueirão receberam Ação Cidadã no último sábado, 11, na Escola Municipal Walter Leite. Entre os serviços ofertados, estava o atendimento fazendário prestado pela SEFIN.

Entre os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, estavam emissão de guias e 2ª via de Tributos 2023 (IPTU, TLPL e ISS/PF), parcelamento de débitos, informações sobre processos eletrônicos e ITBI, além de orientações jurídicas. Oportunizando aos contribuintes acesso ao sistema fazendário do município, resolução de adversidades e instrução sobre processos competentes a SEFIN.

Importância do acesso – Levar esse tipo de serviço aos bairros da capital, além de humanizar o atendimento, gera satisfação de quem não consegue solucionar seus problemas de forma online ou não pode ir até umas das unidades de atendimento presencial da SEFIN. Como é o caso da moradora do conjunto Catalina, no Mangueirão, Sandra Garcia.

Em depoimento, Sandra fala sobre a importância de ações como esta: “Acho importante, afinal, muitas vezes nós temos dificuldade de se descolar de casa, do trabalho ou não temos conhecimento sobre os horários de expediente, até mesmo de certos tipos de serviços ofertados. Vindo até a comunidade fica mais fácil da gente vir e comunicar, esclarecer, tomar conhecimento do que é direito nosso, já que a gente contribui pra isso”.

Balanço – Por volta de quarenta contribuintes foram atendidos, solicitando os mais diversos serviços oferecidos. Desde a impressão das guias de impostos, até negociação e parcelamento de dívidas referentes à IPTU ou demais tributos.

SEFIN presente – Entendendo a necessidade e a carência que existe no acesso à informação, assim como no acesso às unidades de atendimento, a Secretaria Municipal de Finanças sabe da importância de possibilitar ao contribuinte contato com os serviços ofertados. Questionada sobre a dimensão de uma ação como essa, Regina Braga, coordenadora da Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, falou “Acho muito importante que a PMB leve aos bairros serviços oferecidos para a Comunidade. Para a SEFIN é de extrema importância levar os serviços fazendários a população aos sábados quando sabemos que a maioria da população trabalha durante a semana e não tem tempo de procurar os Postos de Atendimento.”

Atendimento ao contribuinte – Foto: Lucas Maciel

Retorno ao município – Importante para o contribuinte e para o município. “É de grande valia esse tipo de Ação, seja tirando dúvidas, emitindo 2ª via de tributos, fazendo parcelamentos e principalmente explicando a importância do pagamento do IPTU para o Município de Belém.” completou Regina, ressaltando a importância do pagamento desses tributos para a saúde fiscal do município.

A SEFIN participará das próximas edições do Ação Cidadã. Ao contribuinte que precisa de serviços fazendários, fique atento à programação da prefeitura para aproveitar o atendimento no seu bairro.

Texto:

Lucas Maciel

Veja também

PREFEITURA INAUGURA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS A SALA DA ADVOCACIA

A intenção desta ação é dar melhores condições de atendimento aos profissionais do Direito com regular inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. O atendimento é realizado por servidores fazendários, sob a coordenação do Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos (NSAJ/SEFIN), em cumprimento às disposições estabelecidas na Portaria nº 338/2023 – GABS/SEFIN, de 10 de Novembro de 2023 (Publicada no Diário Oficial do Município nº 14.833, de 17/11/2023).

Saiba mais »

Guias de pagamento do IPTU 2024 estão disponíveis aos contribuintes de Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informa que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 já está com as guias disponíveis. O imposto municipal pode ser pago de duas formas: em cota única ou parcelado em até dez vezes. A informação consta no Calendário Fiscal da cidade para este ano, publicado no Diário Oficial do Município. 

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content