Para garantir que todos os contribuintes sejam atendidos de forma eficaz e humanizada em todas as unidades de atendimento, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) viabiliza cursos de aperfeiçoamento para os servidores que atuam no atendimento à população.
“Trabalhamos com o aperfeiçoamento desses atendentes, para que eles tenham a possibilidade de se aprofundar nos conhecimentos técnicos na forma de atender nos conteúdos do nosso site e nos sistemas utilizados pela Sefin”, destaca a secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues.
Cooperação entre secretarias
Com o tema “Rotinas e ferramentas tecnológicas utilizadas nas unidades da Sefin”, o curso realizado nesta quarta-feira, 17, foi promovido em cooperação com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Universidade Livre da Amazônia e da Escola de Gestão Pública (EGP), como parte do Programa de Valorização do Servidor.
“Reconhecer o servidor como cidadão. Ele não é um mero braço operacional, alguém que opera uma máquina, de quem a gente espera o máximo, mas não oferta esse máximo. Então, queremos reforçar esse aprendizado”, esclarece a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.
A ação envolve 30 servidores da Secretaria de Finanças, incluindo os profissionais que atuam nas cinco unidades de atendimento do órgão – Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC), posto de Mosqueiro, Icoaraci, Shopping Pátio Belém e Parque Shopping.
O responsável pela unidade do Pátio Belém, Orivaldo Moia, participa da programação e enfatiza que a formação é necessária para quem trabalha diretamente com o público para transfência do conhecimento para o contribuinte.
Aperfeiçoamento
Durante os quatro dias de formação, os servidores terão mais informações sobre o parcelamento de impostos municipais, Certidão Negativa de Débitos (CND), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), nota fiscal eletrônica, execução fiscal, processo eletrônico, entre outros temas.
“Com o curso temos a possibilidade de conhecer mais os nossos procedimentos e dar uma informação melhor para o contribuinte. Além de está sendo muito produtivo para tirar dúvidas, dar opiniões sobre alguns pontos que podemos trabalhar dentro da nossa secretaria”, explica a servidora Izabela Albuquerque, que também participa da formação.
De acordo com a Sefin, o processo de qualificação e aperfeiçoamento das equipes será contínuo, com um novo módulo de formação previsto para o início de 2022.