20/08/2014 – 12:15 –
Secretários de Fazenda e Finanças de várias capitais do país estiveram presentes na 3ª Assembleia Geral Ordinária de 2014 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), que aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, em Vitória (ES).
O presidente em exercício da entidade e secretário de Fazenda de Cuiabá (MT), Guilherme Müller, e o secretário de Fazenda de Vitória, Alberto Borges, abriram o evento. “Represento a Abrasf há 30 anos. O encontro, que acontece quatro vezes por ano, é uma oportunidade para conhecer os gastos públicos do cenário atual e as perspectivas econômicas da economia brasileira”, ressaltou Müller.
O anfitrião, Alberto Borges, abordou o panorama econômico dos municípios capixabas. “Nosso objetivo foi explanar as experiências financeiras e administrativas em Vitória”, afirmou.
A Assembleia recebeu 21 secretários, assessores da entidade e convidados. Representando a Secretaria Municipal de Finanças de Belém (Sefin), o auditor fiscal e membro da Auditoria Fazendária da Sefin, Claúdio Paraense, participou das discussões do evento sobre temas relevantes para a administração tributária do município.
O auditor também é membro de um dos grupos de trabalho da Abrasf que integram a Câmara Técnica Permanente (CTP) da entidade e são responsáveis por projetos de interesse público, que resultam no benefício de diversos segmentos.
Abrasf – A Abrasf é um entidade que atua há 30 anos com o intuito de aperfeiçoar a gestão financeira e tributária dos municípios, desenvolvendo atividades de pesquisa, estudos e projetos voltados para o seguimento.
A entidade, que hoje conta com 27 capitais associadas, busca arejar determinadas discussões e uma participação mais ativa nos fóruns e debates a respeito de receitas e despesas da municipalidade, troca de informações e experiências sobre o dispêndio público e, visa ainda, à inovação financeira e tributária, difundindo boas práticas na melhoria contínua da gestão pública municipal trocando informações, bancos de dados, pesquisas e capacitação de servidores.
Texto: Ascom/Sefin (com informações da ABRASF)
Fotos: Rafaella Osler/ABRASF