O total de 2.460 é a quantidade de pacotes de absorventes higiênicos arrecadada e que será doada para cerca de 300 pessoas pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), na campanha “Por Elas – Servidores Fazendários no Combate à Pobreza Menstrual”. Os primeiros kits de higiene íntima serão entregues neste sábado, 13, às moradoras da comunidade Peniel, no bairro do Tapanã.
Nos momentos finais da campanha, parte das servidoras fazendárias se uniram para organizar os kits de absorventes higiênicos a serem doados. Para a auxiliar administrativa Laryssa Garcia, “foi um momento muito bonito, porque todos nós nos envolvemos, ajudamos de alguma forma e nos sensibilizamos com essa causa que é tão importante para nós mulheres”.
A meta do órgão era arrecadar mil pacotes de absorventes higiênicos. Às vésperas da entrega dos itens, a arrecadação mais que dobrou, garantindo que cerca de 100 pessoas dos bairros Águas Lindas, Terra Firme, Benguí, Marambaia, Tenoné, Cabanagem e Icoaraci, identificadas por um mapeamento realizado pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) para receberem também os absorventes.
“Estamos encerrando a campanha com chave de ouro, superando nossas expectativas. Estamos muito felizes pela corrente de solidariedade que conseguimos construir, mesmo sendo algo diferente do que fazemos na Sefin”, diz a chefe de gabinete da Secretaria de Finanças, Nídia Serrão.
Saúde da mulher – Além de receber os absorventes higiênicos, as pessoas da comunidade Peniel também participarão de uma roda de conversa sobre a saúde da mulher e receberão 200 kits de higiene bucal para crianças, doados pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). O bate-papo contará com a participação da equipe da Combel e da coordenadora da referência técnica da saúde da mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Aline Gobbo.
A ação vai incluir ainda o trailer de serviços de saúde da Sesma, onde as pessoas da comunidade poderão verificar a pressão arterial, glicemia e fazer testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis.
A iniciativa, pensada pelos servidores da Sefin, contou com o apoio da Procuradoria Fiscal do Município (PRFI), da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), da Associação dos Procuradores do Município de Belém (APMB), Associação dos Auditores Fiscais de Belém (AFISB) e da Faculdade Estácio do Pará. Os contribuintes da capital paraense também fizeram doações.
A ação de entrega desses absorventes ocorrerá às 9h deste sábado, 13, na comunidade Peniel, localizada na rodovia do Tapanã, nº 2.471, depois da Rua Haroldo Veloso.