A programação em alusão ao Dia do Servidor Fazendário, comemorado em setembro, já começou. Na tarde desta sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) deu início às atividades comemorativas com a palestra Educação Financeira na Prática, voltada aos servidores do órgão.
“A maioria dos servidores é endividada, lida com consignado, cartão de crédito. Então, é um tema sempre válido”, disse a auxiliar administrativo Nazaré Pantoja, que participou da atividade.
Palestras – O encontro, que contou com a participação de 40 servidores, foi conduzido pela equipe do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com nove anos de existência, o grupo realizou, no mês de agosto, 10 palestras sobre o tema, em Belém.
“Se o servidor demonstra interesse sobre o tema, nós temos que aproveitar, porque esse é um tema que mexe com a vida de todo mundo, desde criança até idoso, e é uma oportunidade dos servidores reavaliarem a sua situação financeira”, explica o coordenador do Gefam, Alexandre Damasceno.
Cenário econômico – Ao longo da palestra, os servidores receberam informações sobre o cenário econômico atual, sobre os cuidados que devem ser tomados ao fazer negociações bancárias prolongadas, empréstimos e, principalmente, o que fazer para conseguir ter saúde financeira.
“É primordial que as pessoas possam observar como elas estão consumindo e qual o comportamento que elas têm de consumo. Assim, é possível adequar a receita que se tem, de acordo com o padrão de consumo, fazendo as adequações necessárias”, aconselha a integrante do Gefam, Cleonilda Damasceno.
Relevância – A auditora fiscal Sandra Silva, que também participou da programação, conta que as finanças são muito importantes na vida de uma pessoa, daí a relevância da palestra. “Espero que todos que participaram tenham tirado o mesmo proveito que eu tirei, porque é um aprendizado que serve para a vida toda”, destacou.
A secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues, explica que o evento atende a meta de humanizar o trabalho realizado no órgão, inclusive, a relação com os servidores. “Nós temos muitos servidores com empréstimos e consignados. Isso nos levou a refletir sobre a possibilidade de incluir a palestra na programação alusiva ao Dia do Servidor Fazendário, para que eles pudessem alcançar algum benefício a partir do que seria apresentado”, conta.
A Sefin planeja outras ações alusivas ao Dia do Servidor Fazendário, celebrado no dia 17 de setembro. Entre elas, estão novas palestras, capacitações, além da eleição do servidor fazendário do ano.