Auditores fiscais do município participam de capacitação tributária

• Atualizado há 11 anos ago
Auditores participam da palestra sobre Sped Fiscal na Sefa
Auditores participam da palestra sobre Sped Fiscal na Sefa

Como parte das ações de modernização da administração tributária municipal, cerca de 40 auditores fiscais da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) iniciaram nessa quarta-feira, 05, um ciclo de qualificação e atualização, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O primeiro módulo da qualificação foi uma palestra sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped Fiscal, ministrada pelo auditor fiscal da Sefa, Francisco Júnior. O auditor apresentou o funcionamento do sistema e falou da importância da ferramenta para os fiscos. “O Sped significou uma mudança de paradigma ao reunir mais de 77 obrigações acessórias de forma digital, substituindo vários livros e uniformizando processos e procedimentos”, defendeu.

Francisco Júnior mostrou ainda como o Sped foi implantado na administração estadual paraense. “O Sped passou a ser obrigatório nos estados, em 2009, num processo gradual. Em 2011, o governo estadual conseguiu a adesão de 2.998 contribuintes e em 2012, todos já estavam adequados ao sistema”, destacou.

Segundo a auditora fiscal e diretora do Departamento de Tributos Mobiliários da Sefin, Nádia Quaresma, em breve, o Sped Fiscal também será adotado pelos municípios, por isso é importante que os auditores comecem a conhecer o sistema e o papel que terá no fisco municipal. “No âmbito municipal, o Sped será mais uma ferramenta de ação fiscal que facilitará o acesso às informações fiscais dos contribuintes e reduzirá a sonegação fiscal. Mas, para isso, ainda precisamos avançar em infraestrutura e tecnologia da informação”, advertiu Nádia.

Modernização Tributária – Para modernizar a administração tributária, a Sefin retomou em maio do ano passado, a implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) financiado pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Também estão previstas como ações do PMAT a atualização da base cartográfica, o mapeamento aerofotogramétrico (feito a partir de imagens aéreas da cidade), a revisão da legislação tributária, a criação de um curso de especialização tributária e a renovação do parque tecnológico da Sefin, com a aquisição de uma central de processamento de dados e desenvolvimento de sistema integrado de informações, que darão suporte às mudanças, rotinas e procedimentos na área fiscal do município. Os serviços já estão em fase de contratação.

Texto: Jaqueline Ferreira/Ascom-Sefin

Fotos: João Gomes/Comus

Edição: Tânia Menezes/Comus

 

 

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).