Sefin moderniza Administração Tributária de Belém

• Atualizado há 12 anos ago

belem-oswaldo-forte13.jpgAções de modernização e revisão da administração tributária municipal, previstas no Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, o PMAT, serão colocadas em prática nos próximos meses por uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

Na última terça-feira, 21, o grupo se reuniu para discutir as etapas para implantação do Programa. O PMAT será desenvolvido com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e da Prefeitura Municipal de Belém por meio de contrato de financiamento. Para realizar os projetos e as ações do Programa, o financiamento previsto é de R$ 14.103 milhões, sendo R$ 12.169 milhões do BNDES e o restante da contrapartida do Município.

Visando a modernização e a eficiência da administração tributária do município, o PMAT prevê a intervenção em cinco áreas: 1) O cadastramento imobiliário, com mapeamento aerofotogamétrico, 2) O recadastramento de 120 mil imóveis e atualização da planta de valores do município; 3) A modernização de cobrança de dívida; 4) A infraestrutura da tecnologia para gestão tributária; 5) A modernização da fiscalização e a revisão da legislação tributária. O Programa é coordenado e executado pelo Núcleo Especial de Modernização da Administração Tributária – Nemat. Segundo a coordenadora geral do Nemat, Maria Rute Tostes da Silva, o próximo passo do PMAT é uma avaliação em conjunto do que ainda pode ser melhorado no projeto inicial do programa, para então implementá-lo. “O projeto encontra-se com a defasagem natural do momento da sua aprovação, em 2010, para este momento da implantação, o que gera uma necessidade de redimensionamento dos recursos e revisão das ações”, explica a coordenadora.

Criado pelo Decreto nº 75.179, de 05 de abril de 2013, o Núcleo é vinculado diretamente à Sefin e é composto de uma coordenação geral e uma equipe técnica, com integrantes de vários setores da secretaria, são eles: Ana Lydia de Azevedo (auditora fiscal); Arlei do Socorro da Silva Felipe (Simples Nacional); Antonio Claudio Paraense (Auditoria Fazendária); Fábio Tomaz do Couto Moraes (Corregedoria Fiscal); Hana Sampaio Ghassan (Diretoria Geral); Klêner Costa Brito (Núcleo de Planejamento); Jaciane Araujo (Financeiro); Jonas Silva de Andrade (Nota Fiscal); Jober Silva (Conselho de Recursos Fiscais); Juarez Quaresma (Certidão); Oscar da Costa e Silva Junior (Divisão de Cartografia e Logradouro); Pedro Nelito (Conselho de Recursos Fiscais); Maria Rute Tostes (Coordenadora geral/Nemat); Wendel Côrrea (Cadastro Imobiliário).

Texto: Jaqueline Ferreira – Ascom Sefin

Foto: Diário Online

Edição: Lene Tavares – NID Comus

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).