Servidores do fisco municipal passam por capacitação

• Atualizado há 11 anos ago
Com a realização dos cursos sobre legislação e gestão tributária, a Sefin cumpre uma agenda de capacitação prevista no PMAT.
Com a realização de cursos sobre legislação e gestão tributária, a Sefin cumpre uma agenda de capacitação prevista no PMAT – Programa de ModernizaçãoTributária.

Como parte das ações do Programa de Modernização da Administração Tributária de Belém (PMAT), cerca de 160 servidores dos diversos setores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) participaram, entre os dias 20 e 23, de cursos sobre legislação e gestão tributária com o renomado professor e consultor tributário, Roberto Tauil.

A capacitação, realizada no auditório do Ministério da Fazenda, é uma parceria com o Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf/Pará) e somou uma carga horária de 32 horas.

 

Capacitação com Roberto Tauil
O renomado consultor tributário, Roberto Tauil, falou sobre gestão e legislação tributária nos cursos.

Segundo o consultor Roberto Tauil, esta foi uma oportunidade de trocar experiências. “Esses cursos trazem uma reflexão sobre o que pode ser melhorado na administração tributária local. Eu quis mostrar como muitas coisas podem ser aperfeiçoadas com relação aos tributos, a legislação e aos sistemas de controle”, explicou.

Para a chefe da Divisão de Cobrança Amigável da Sefin, Linadyr Reis, o conteúdo do curso foi bastante aproveitado pelos participantes. “O professor Roberto nos esclareceu muitas coisas, mostrando várias experiências que estão ocorrendo nos fiscos municipais de todo o Brasil. Sem dúvida, esse foi um momento uno para nós, servidores”, enfatizou.

A diretora de Departamento de Tributos Mobiliários, Nádia Quaresma, também avaliou positivamente a capacitação. “O conteúdo é muito abrangente e nos trouxe muitas informações novas, principalmente, por ter abordado os tributos, que foi o assunto que mais levantou dúvidas e questionamentos dos servidores”, afirmou.

Os cursos fazem parte de uma agenda de capacitação que a Sefin promoverá aos servidores fazendários até o fim do ano. Para este semestre ainda estão programados outras qualificações sobre variados temas, como planejamento estratégico, atendimento ao público, cidadania fiscal e Simples Nacional.

 

Texto: Ascom/Sefin

Foto: João Gomes – NID Comus

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).