Atualização da base cartográfica e do cadastro imobiliário chega à reta final

• Atualizado há 9 anos ago

22/09/15

59207_166525
O trabalho dos recadastradores consiste na coleta de informações que servem para a regularização cadastral dos imóveis, que passam ser cadastrados no nome do verdadeiro proprietário. O cadastro do IPTU atualizado também servirá para fins de regularização fundiária.

Mais de 90% do projeto da Prefeitura de Belém de modernização da base cartográfica do município e da atualização do cadastro imobiliário já foi concluído. Iniciada no ano passado, a ação já mapeou, por fotos aéreas, todo o território urbano e recadastrou mais de 95 mil imóveis. A meta é chegar a 120 mil.

Com as informações atualizadas, a prefeitura terá um raio-x do atual espaço urbano de Belém e poderá planejar políticas públicas e obras de infraestrutura de acordo com as necessidades de cada local.

Segundo a titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Teresa Cativo, o projeto subsidiará o planejamento urbano. “Os dados nos permitem conhecer o espaço geográfico que temos hoje e vão auxiliar na elaboração de projetos sociais, políticas públicas consistentes, organização do crescimento urbanístico, levantamento de infraestrutura disponível e uma política fiscal mais justa”, defende a secretária de Finanças. O órgão é responsável pela coordenação do projeto.

Sem Descrição
Com o trabalho, já foi possível verificar uma desatualização de 35% no cadastro imobiliário do município. Os dados e imagens são armazenados em um moderno sistema.

Por meio do trabalho de recadastramento imobiliário estão sendo coletadas informações que servem para a regularização cadastral dos imóveis, como o cadastro no nome do verdadeiro proprietário. Além disso, os dados atualizados vão abastecer o novo Sistema da Administração Tributária, que está em desenvolvimento, e permitirá a modernização de procedimentos e serviços prestados pela Sefin.

A professora, Elenice Nazaré Pereira, foi uma das moradoras do bairro do Umarizal que recebeu a visita dos cadastradores. Para ela é muito importante que administração saiba como a cidade se encontra atualmente. “Os imóveis e as ruas passam por muitas mudanças que a prefeitura tem que saber. Aqui em casa, antes era um imóvel, hoje são três e duas delas são de alvenaria”, disse a professora.

59207_166523
Os cadastradores estão visualmente identificados e são treinados informar o motivo da visita, entregando panfleto com informações.

O trabalho técnico é realizado por uma empresa contratada pela prefeitura, via processo licitatório. O coordenador de cadastro da empresa, Daniel Silva afirma que trabalho detectou uma desatualização de 35% no cadastro imobiliário do município.

“A configuração espacial da cidade sofreu muitas mudanças. Com o mapeamento por foto aérea, identificamos novas construções onde, há anos, só havia terreno; o surgimento e expansão de ruas e bairros; além de outras alterações que não estavam inseridas no cadastro da Prefeitura”, detalha o engenheiro agrimensor.

As informações levantadas estão sendo armazenadas em um moderno sistema de dados que permite a visualização precisa e em três dimensões das alterações espaciais e imobiliárias sofridas pela cidade desde o último levantamento, há 16 anos.

Mais informações sobre o Recadastramento Imobiliário, clique aqui.   Texto: Ascom/Sefin Fotos: Tassia Barros/Comus  

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).