Contabilidade aplicada ao setor público é tema de Simpósio

• Atualizado há 10 anos ago

contabilidade pública

O encontro também debaterá os procedimentos para a elaboração da prestação

de contas eleitoral dos candidatos.

Belém sedia nos próximos dias 09 e 10 de outubro o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público. Com o tema “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento de Transparência da Gestão Pública”, o evento visa debater sobre a transparência da gestão pública no Brasil. É direcionado a gestores públicos, contadores, empresários, economistas, administradores, advogados e demais interessados.

O encontro é organizado pela Associação dos Profissionais de Contabilidade do Setor Público do Estado do Pará (APCASP-PA), com apoio da Escola de Administração Fazendária (ESAF/ PA), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/PA), Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA) e Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP). Segundo a presidente da APCASP, Leila Márcia Elias, o objetivo do encontro é proporcionar aperfeiçoamento e novos conhecimentos convergentes às boas práticas contábeis estabelecidas pelos padrões internacionais de contabilidade, por meio de debates acerca da elaboração e implantação das normas nacionais e internacionais de contabilidade aplicada ao setor público, capacitando profissionais do setor e gestores públicos.

O Simpósio será aberto às 17h do dia 9 de outubro, com uma palestra Magna do professor e pesquisador César Volnei Mauss, sobre o tema “A gestão de custos aplicada no setor público: os casos práticos aplicados em municípios gaúchos e seus reflexos na transparência”, seguida de sessão de autógrafos em livro de sua autoria. No mesmo dia ocorre uma oficina de prestação de contas eleitoral, organizada pelo TRE/PA. Cada participante da oficina receberá um volume do livro “Prestação de Contas Eleitoral”, doados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “O objetivo da oficina é repassar as principais mudanças da legislação e reforçar os procedimentos para a elaboração da prestação de contas eleitoral dos candidatos”, esclareceu Leila Elias.

A nova contabilidade pública também será debatida no encontro pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo, com coordenação do Conselheiro Cipriano Sabino, presidente do TCE/PA. Inaldo é escritor com vários livros na área de auditoria e controladoria governamental.

Serviço: O Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público acontece nos dias 09 e 10 de outubro, no CENTREESAF – Auditório do Conjunto dos Mercedários, localizado na Rua Gaspar Viana nº 125, Campina. Inscrições pelo site http://www.apcasp.org.br/sincasp.

Texto: Assessoria de Imprensa/Sincasp

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content