Convênio entre Sefa e Sefin combaterá a sonegação fiscal

• Atualizado há 11 anos ago

conv-sefa-sefinIntercâmbio de informações, integração da base de dados e ações para diminuir a sonegação fiscal e aumentar a arrecadação tributária municipal e estadual são os principais objetivos do convênio de cooperação técnica, assinado na manhã desta quinta-feira,27, entre a Prefeitura de Belém, por meio Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, recebeu, na sede da prefeitura, o secretário estadual da Fazenda, José Tostes Neto, para assinatura do convênio. Também assinaram o documento, a secretária municipal de Finanças, Sueli Azevedo, e o diretor de fiscalização da Sefa, Carlos Cal.

A secretária municipal de Finanças, Sueli Azevedo, destacou que na troca de informações fiscais será respeitado o devido sigilo fiscal. Para a Secretária, o principal benefício da cooperação será o acompanhamento do contribuinte que omite a declaração fiscal. “A omissão na disponibilização de dados econômico-fiscais prejudica o valor da cota de ICMS que o Estado repassa ao Município, o que tem consequências na arrecadação municipal e no investimento desses recursos em serviços públicos”, ressaltou a secretária na assinatura do convênio.

Outro ponto positivo que Sueli Azevedo destaca do acordo é a atuação conjunta em ações, como campanhas de educação fiscal que desenvolvam a cidadania e orientem sobre a importância da arrecadação de tributos para a qualidade de vida da população.

Para o secretário da Fazenda, José Tostes Neto, o convênio refletirá na eficiência da administração tributária das duas esferas e, consequentemente, na qualidades dos serviços prestados à sociedade. “Precisamos combater a sonegação fiscal e incrementar nossas receitas para dar conta das necessidades da população”, afirmou ao assinar o convênio.

Na próxima semana, técnicos das secretarias já começam a trabalhar na primeira das ações conjuntas, que é a definição de um sistema integrado de informações cadastrais dos contribuintes do fisco municipal e estadual.

Texto: Jaqueline Ferreira-Ascom Sefin Fotos:

Comus PMB Edição: NID Comus

Veja também

NOTA DE PESAR

A Secretaria Municipal de Finanças de Belém, em nome de sua titular, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, e todos seus servidores, prestam suas condolências e

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content