Prefeitura realiza o Recadastramento Imobiliário de Belém

• Atualizado há 9 anos ago

SEFIN-Panfleto-recadastro-novo-01

O Recadastramento Imobiliário é uma ação da Prefeitura de Belém Belém que vai atualizar informações cadastrais de 120 mil imóveis e seus proprietários, em vários bairros da cidade. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).  Esta é a última etapa da atualização da base cartográfica do município, iniciada em julho com a captura de imagens aéreas da cidade, técnica conhecida como levantamento aerofotogramétrico. O mapeamento por foto aérea identificou uma série de alterações em terrenos, construções, infraestrutura, divisões territoriais, equipamentos urbanos, malha viária, elementos naturais e outros, que  não constavam no cadastro imobiliário da administração municipal.

Qual a necessidade de realizar o Recadastramento Imobiliário?

O cadastro imobiliário não era atualizado há 16 anos, portanto, a administração municipal precisa conhecer melhor o município que cresceu muito nos últimos anos.  Assim, a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários em áreas como transporte, defesa civil, obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, rede viária, saúde e educação. As informações também serão utilizadas para fins de regularização fundiária.

Quais benefícios o recadastramento traz para a população?

– Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastradas com informações atuais e no nome do verdadeiro proprietário.

 – Planejamento urbano: a administração municipal poderá melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários na cidade, além de utilizar as informações para fins de regularização fundiária.

– Modernização: a ação integra o projeto “Belém 400 anos” e faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária que está em andamento para modernizar procedimentos e serviços prestados pela Sefin. Para isso, é necessário um cadastro atualizado, que, também, vai abastecer o novo e moderno Sistema da Administração Tributária, que está em desenvolvimento.

Como é feito o Recadastramento? Agentes credenciados da Aerocarta – empresa contratada para executar os serviços – estão visitando as residências para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários. Eles também fazem o registro fotográfico das fachadas dos imóveis.

recadastramento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como reconheço os agentes cadastradores? 

Os profissionais estão identificados com crachás e padronizados por um colete azul com a logomarca da Prefeitura de Belém e da empresa Aerocarta. No crachá, além de nome completo e número de RG, constam a assinatura idêntica ao do documento de identidade e os números telefônicos de contato para tirar dúvidas sobre o recadastramento imobiliário.

 Os cadastradores da Prefeitura vão de casa em casa para atulizar dados do imóvel e do dono.

Quais bairros passarão pelo Recadastramento?

Até agosto/2015, o recadastramento passou pelos bairros do Coqueiro, Bengui, Marco, Maracangalha, Pedreira, Parque Verde, Tapanã, Tenoné e Umarizal. Este mês, a ação avança para o distrito de Outeiro e ainda passará por Águas Lindas e Mosqueiro.

Veja o cronograma do recadastramento por bairro:

Bairro

Previsão

Início

Final

 Coqueiro

Set./2014

Nov./2014

 Marco

Set./2014

Dez./2014

Tenoné

 Nov./2014

             Jan./2015
Pedreira               Jan./2015

Abr./2015

Parque Verde

Jan./2015

Abr./2015

Umarizal

Abr./2015

Dez./2015

Parque Guajará

Abr./2015

Jun./2015

Maracangalha

Jun./2015

Ago./2015

Benguí

Ago./2015

Out./2015

Porque o Recadastramento é realizado pela Aerocarta? 

A empresa Aerocarta S.A. Engenharia de Aerolevantamentos, com sede em São Paulo, foi vencedora do processo licitatório nº 10/2013, para prestação de serviços especializados em engenharia cartográfica em Belém. Com 27 anos atuando no ramo e oriunda de um grupo com 40 anos de tradição, a Aerocarta é uma das maiores do segmento no Brasil. A empresa está com uma filial instalada em Belém para cuidar de todas as etapas da atualização da base cartográfica da cidade.

 

Os telefones para tirar qualquer dúvida sobre o recadastramento são:

Aerocarta: 3038-5076/5077

 

 

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).