Pagamento do ITBI

• Atualizado há 11 anos ago

Para a determinação do valor do ITBI  a ser pago, deverá ser processada a declaração de transmissão.

O imposto será pago, em uma única parcela, nas instituições bancárias autorizadas, através da guia de recolhimento emitida pela Sefin.

Sem o pagamento do ITBI, não poderão ser lavrados no município de Belém, instrumentos públicos ou particulares, termos judiciais ou extrajudiciais, nem quaisquer escrituras, nem registros e anotações que importem na realização de atos jurídicos definidos na Lei 7.448.

Quando realizar o pagamento:

1) Transmissões por escritura pública: antes de lavrada a escritura.

2) Transmissões por instrumento particular:

a) 5 dias úteis ( mediante a apresentação do instrumento à Fazenda Municipal, se tiver sido lavrado no município).

b) 30 dias corridos, quando tiver sido lavrado fora de Belém.

3) Nas transmissões efetuadas por meio de procuração em causa própria: antes de lavrado o respectivo instrumento (a requerimento do tabelião).

4) Nas transmissões por escrituras ou em virtude de título aquisitivo lavrado fora do município de Belém: 30 dias corridos (contados da lavratura do ato);

5) Na arrematação, adjudicação, ou remissão (mediante guia expedida pela Sefin, a requerimento do escrivão do feito): 30 dias corridos após a ocorrência do ato;

6) Nas aquisições de terras devolutas:

a) Antes da sentença (se por meio judicial);

b) 30 dias corridos (se por ato ou contrato, contados da sua assinatura).

7) Na incorporação de bens imóveis ao capital de sociedade que se dedique à venda ou locação de propriedade imobiliária: 30 dias corridos do ato ou contrato (mediante guia expedida pela Sefin, a requerimento da sociedade, quando não houver escritura pública).

 

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).