Prefeito Edmilson visita o Espaço Palmeira à construção do projeto de revitalização

A Prefeitura de Belém pretende revitalizar 16 imóveis de propriedade da administração municipal. Na manhã desta quinta-feira, 26, houve uma visita no Espaço Palmeira, no bairro da Campina, para identificar as reais condições físicas do local. O prefeito Edmilson Rodrigues, e a titular da Secretaria de Administração de Belém, Jurandir Novaes, participaram da visitação no complexo. O espaço é um dos que integram a lista de imóveis públicos, que deverão ser revitalizados para ter funcionalidade.

Inaugurado em 2010, o Espaço Palmeira foi entregue à população com o objetivo inicial de ser um shopping popular para abrigar os trabalhadores informais, que até aquele ano ocupavam a Avenida Presidente Vargas. No subsolo do local foi construído um estacionamento e 12 salas administrativas, onde funcionavam serviços das secretarias municipais, atualmente desativadas e com problemas físicos.

O complexo ainda abriga o arquivo morto da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que deve ser transferido para outro espaço, pois o atual não oferece condições de conservação para os documentos, como foi comprovado durante visita feita no prédio nesta quarta-feira, 25.

Para o prefeito Edmilson, “revitalizar e promover funcionalidade ao Espaço da Palmeira é um compromisso da gestão em prol da valorização dos trabalhadores do local e a garantia de oferecer à população os serviços que eram prestados no local”. Entretanto, continua o gestor, “é preciso ouvir as pessoas que trabalham no espaço e a comunidade da área”. Ele adiantou que está em discussão com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) a instalação de uma estrutura para prestação de serviços médicos, destinado aos moradores do bairro da Cidade Velha.

A secretária de Administração de Belém, Jurandir Novaes, que participou da visita, comentou que será traçado um diálogo com os trabalhadores do espaço, para que seja definido um projeto e feito um esforço para “promovermos a revitalização, na perspectiva de devolvermos a dignidade das pessoas que atuam aqui”. A secretária disse ainda que será discutido também com os trabalhadores o uso do local, desde a sua prestação de serviço até a promoção de atividades artísticas.

Cadastro – O Espaço da Palmeira conta com 342 trabalhadores cadastrados, junto à Secretaria Municipal de Economia (Secon),  para atuar no espaço. Mas, o presidente da Associação dos Trabalhadores Informais do Centro Histórico de Belém, Lenon Freitas, a falta de atrativos para o comércio na área levou apenas 190 permanecerem no local.

“O espaço é bom e promissor, mas a gente sempre reivindicou ações que possam atrair os consumidores para cá. Se estamos aqui é por causa de determinação judicial, pedida pelas gestões anteriores. Só que, até agora, não deu certo, porque não fomos ouvidos em nenhum momento. Esperamos que a situação mude, porque o prefeito Edmilson é o único que se disponibilizou a nos ouvir”, ressaltou a liderança de classe.

A comerciante Magnólia Bessa, que trabalha no Espaço da Palmeira há 12 anos com a venda de alimentos, comentou que sonha com a revitalização do logradouro. “Eu peço a Deus que essa revitalização venha logo, porque aqui é um espaço amplo para nós trabalharmos no meio do centro comercial. Eu ainda sonho que este lugar se torne um grande shopping popular”.

Texto:
Fabricio Lopes