Sefin e Semad promovem curso de aperfeiçoamento aos servidores do fisco municipal

• Atualizado há 2 anos ago

Para garantir que todos os contribuintes sejam atendidos de forma eficaz e humanizada em todas as unidades de atendimento,  a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) viabiliza cursos de aperfeiçoamento para os servidores que atuam no atendimento à população. 

“Trabalhamos com o aperfeiçoamento desses atendentes, para que eles tenham a possibilidade de se aprofundar nos conhecimentos técnicos na forma de atender nos conteúdos do nosso site e nos sistemas utilizados pela Sefin”, destaca a secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues. 

Cooperação entre secretarias

Com o tema “Rotinas e ferramentas tecnológicas utilizadas nas unidades da Sefin”, o curso realizado nesta quarta-feira, 17, foi promovido em cooperação com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Universidade Livre da Amazônia e da Escola de Gestão Pública (EGP), como parte do Programa de Valorização do Servidor.

“Reconhecer o servidor como cidadão. Ele não é um mero braço operacional, alguém que opera uma máquina, de quem a gente espera o máximo, mas não oferta esse máximo. Então, queremos reforçar esse aprendizado”, esclarece a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.  

A ação envolve 30 servidores da Secretaria de Finanças, incluindo os profissionais que atuam nas cinco unidades de atendimento do órgão – Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC), posto de Mosqueiro, Icoaraci, Shopping Pátio Belém e Parque Shopping.

O responsável pela unidade do Pátio Belém, Orivaldo Moia, participa da programação e enfatiza que a formação é necessária para quem trabalha diretamente com o público para transfência do conhecimento para o contribuinte. 

Aperfeiçoamento 

Durante os quatro dias de formação, os servidores terão mais informações sobre o parcelamento de impostos municipais, Certidão Negativa de Débitos (CND), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), nota fiscal eletrônica, execução fiscal, processo eletrônico, entre outros temas. 

“Com o curso temos a possibilidade de conhecer mais os nossos procedimentos e dar uma informação melhor para o contribuinte. Além de está sendo muito produtivo para tirar dúvidas, dar opiniões sobre alguns pontos que podemos trabalhar dentro da nossa secretaria”, explica a servidora Izabela Albuquerque, que também participa da formação. 

De acordo com a Sefin, o processo de qualificação e aperfeiçoamento das equipes será contínuo, com um novo módulo de formação previsto para o início de 2022.

Veja também

PREFEITURA DE BELÉM LEVA SERVIÇOS FAZENDÁRIOS AO CURIÓ-UTINGA

A Ação Cidadã serve também para mostrar aos cidadãos a importância sobre o pagamento de impostos e taxas ao município. “Para o município é muito importante que esse cidadão se regularize, pois, é a partir desses impostos e de toda a arrecadação municipal, que a Prefeitura consegue fazer a manutenção dos serviços, como saúde, educação, cultura, ações como essa e saneamento. Tudo isso é custeado por esses impostos que serão pagos com a regularização dos débitos.”, falou Káritas Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Finanças.

Saiba mais »

SEFIN RECEBE IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

altando pouco mais de duas semanas para a 231ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Secretaria Municipal de Finanças recebeu a imagem peregrina da Padroeira dos paraenses na manhã desta quinta-feira, 21, em sua Sede Administrativa, na Tv. 14 de Abril, 1635.

Saiba mais »

O Decreto nº 108.061-PMB, de 28/08/2023

O Decreto nº 108.061-PMB, de 28/08/2023 institui o Programa de Regularização Incentivada referente aos débitos tributários e não tributários, relativos a exercícios anteriores ao presente exercício fiscal, ajuizados ou não, com redução de até 90% de juros e multas, observados os limites e as condições estabelecidos neste Decreto.
Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).

Skip to content