Sefin oferece serviços no 10° Feirão da Caixa

• Atualizado há 11 anos ago

Feirão-da-Caixa-Belém-PAComeça nesta sexta-feira, 16, a 10ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Este ano, uma das novidades para os visitantes será um stand da Prefeitura onde estarão disponíveis serviços e programas das secretarias municipais de Finanças (Sefin) e Habitação (Sehab) e da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).

No espaço do stand reservado a Secretaria de Finanças, os visitantes podem receber orientações e serviços relacionados aos tributos imobiliários: o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

O visitante poderá consultar o cadastro do IPTU do imóvel, verificar e negociar débitos, além de imprimir guias de pagamento. O diretor do Departamento de Tributos Imobiliários da Sefin, Sandro Sagica, destaca que o comprador deve ficar atento ao histórico de cadastro do imóvel adquirido. “É importante que o comprador exija a Certidão Negativa de Débitos do imóvel, caso contrário terá que arcar com dívidas pré-existentes. A Certidão é solicitada pelo site da Sefin”, ressalta o diretor.

No que diz respeito ao ITBI, serão fornecidas orientações sobre cálculo e pagamento do imposto. Segundo Sandro Sagica, é preciso estar atento para a despesa com o tributo municipal na compra do imóvel.  “Muitas pessoas não sabem, mas ao adquirir um imóvel terá que recolher este imposto para concluir o negócio”, explica o diretor. Segundo ele, o ITBI é calculado sobre o valor de venda declarado ou avaliado pelo município. O comprador pagará o correspondente a 2% sobre o valor dado como entrada e mais 1% sobre o restante financiado

Quem fechar negócio no Feirão e estiver com toda documentação necessária para gerar o ITBI, poderá emitir a guia de pagamento no stand. Os documentos necessários são os de identificação pessoal, o contrato ou a promessa de compra e venda; a certidão de registro do imóvel atualizado e o número de inscrição de IPTU, informado no carnê.

Texto: Ascom/Sefin

Veja também

BORA QUITAR! O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO INCENTIVADA DA PREFEITURA DE BELÉM ENCERRA DIA 20 DE DEZEMBRO

Os Contribuintes podem optar pela Quitação do Exercício de 2024, com 10% de desconto sobre juros e multas, através da guia consolidada 2024.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS inscritos em dívida ativa (exercícios anteriores ao exercício atual) com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Informamos, ainda, que os contribuintes de Belém podem negociar seus TRIBUTOS MUNICIPAIS em atraso com até 90% de desconto sobre juros e multas, em parcelamentos de até 60 vezes.

Saiba mais »

PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO, PREFEITURA DE BELÉM REALIZA CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA OS AUDITORES FISCAIS DO MUNICÍPIO

A edição 2024 do curso de qualificação e atualização para auditores fiscais, proporcionado pela Secretaria Municipal de Finanças de Belém, com apoio da Procuradoria Geral do Município de Belém, ocorreu no auditório Orlando Sozinho Lobato, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, entre os dias 11 e 13 de dezembro, com a temática de debate “Práticas de fiscalização e arrecadação do IPTU e do ITBI”.

Saiba mais »

Atenção!

Este link NÃO se destina a prestadores de serviços MEI.

Atenção Contribuinte:

No caso de parcelamento de débitos do IPTU, de acordo com o parágrafo 8º, do artigo 8º do Decreto nº 104.537/2022, de 20 de junho de 2022 (DOM nº 14.503, de 20/06/2022), a redução de 90% de juros e multa de mora somente está disponível para os contribuintes que efetuaram a opção por este incentivo, a partir do pedido de adesão ao programa de "Recadastramento Imobiliário Incentivado" (disponível no portal de serviços on-line da SEFIN), devidamente deferido, conforme previsto no Decreto nº 101.946/2021, de 01 de setembro de 2021 (DOM nº 14.316, de 01/09/2021).