Sefin oferece serviços no 10° Feirão da Caixa

Feirão-da-Caixa-Belém-PAComeça nesta sexta-feira, 16, a 10ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Este ano, uma das novidades para os visitantes será um stand da Prefeitura onde estarão disponíveis serviços e programas das secretarias municipais de Finanças (Sefin) e Habitação (Sehab) e da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).

No espaço do stand reservado a Secretaria de Finanças, os visitantes podem receber orientações e serviços relacionados aos tributos imobiliários: o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

O visitante poderá consultar o cadastro do IPTU do imóvel, verificar e negociar débitos, além de imprimir guias de pagamento. O diretor do Departamento de Tributos Imobiliários da Sefin, Sandro Sagica, destaca que o comprador deve ficar atento ao histórico de cadastro do imóvel adquirido. “É importante que o comprador exija a Certidão Negativa de Débitos do imóvel, caso contrário terá que arcar com dívidas pré-existentes. A Certidão é solicitada pelo site da Sefin”, ressalta o diretor.

No que diz respeito ao ITBI, serão fornecidas orientações sobre cálculo e pagamento do imposto. Segundo Sandro Sagica, é preciso estar atento para a despesa com o tributo municipal na compra do imóvel.  “Muitas pessoas não sabem, mas ao adquirir um imóvel terá que recolher este imposto para concluir o negócio”, explica o diretor. Segundo ele, o ITBI é calculado sobre o valor de venda declarado ou avaliado pelo município. O comprador pagará o correspondente a 2% sobre o valor dado como entrada e mais 1% sobre o restante financiado

Quem fechar negócio no Feirão e estiver com toda documentação necessária para gerar o ITBI, poderá emitir a guia de pagamento no stand. Os documentos necessários são os de identificação pessoal, o contrato ou a promessa de compra e venda; a certidão de registro do imóvel atualizado e o número de inscrição de IPTU, informado no carnê.

Texto: Ascom/Sefin